Coluna 1

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Inscrições para o vestibular 2014 da UFPA terminam na sexta-feira (25)

Pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até o dia 29 de outubro.
As inscrições para o processo seletivo 2014 da Universidade Federal do Pará (UFPA)  terminam nesta sexta-feira (25). 

A universidade oferta um total de 7.810 vagas, sendo que 5.411 delas pelo edital do Processo Seletivo 2014 (PS 2014) em mais de 159 cursos de graduação. 

Faltando pouco menos de uma semana para o fim do prazo, o Centro de Processo Seletivos (CEPS) já contabilizou 124.479 solicitações de inscrição, dessas 92.719 já estavam confirmadas. Este número já ultrapassou o total de inscritos no vestibular do ano passado, quando 78 mil candidatos participaram do concurso.
 
Até o momento, do total de inscritos, 11.028 inscrições já foram pagas e 81.691 receberam isenção de taxa. As demais 31.760 inscrições realizadas aguardam o pagamento para serem efetivadas. O pagamento poderá ser feito até o dia 29 de outubro. A previsão da universidade é que o número de inscrição possa ultrapassar os 120 mil. 
 
Por esse motivo, o CEPS reforça o pedido de atenção ao preenchimento dos dados de cada candidato no momento da inscrição, especialmente, no que se refere aos candidatos que optam pelo sistema de cotas e aqueles que escolhem disputar uma vaga por meio do sistema de bônus de 10%, garantido a quem cursou todas as séries do ensino médio em escolas sediadas nos estados da Região Norte (Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e Tocantins). 
 
As informações fornecidas por meio do sistema precisarão ser confirmadas após a aprovação no concurso, por meio da apresentação de documentos comprobatórios. Quem não conseguir apresentar a documentação perderá o direito à vaga.

De acordo com Marilucia Oliveira, diretora do CEPS, o aumento de inscritos no concurso deste ano pode estar relacionado ao fato de o Enem ser a única prova a ser aplicada aos candidatos, não havendo necessidade de deslocamento para candidatos de outros Estados. 
 
Além disso, o processo garante isenção de taxa para candidatos oriundos de escola pública, que apresentam renda familiar por cabeça igual ou inferior a um salário mínimo e meio ou que tenham cursado todo o ensino médio em escola privada, na condição de bolsistas, o que já é um grande atrativo.

Novidades para 2014
Entre as novidades do PS 2014 da UFPA está adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como etapa única de seleção, a criação do Bônus de 10% para os estudantes do ensino médio da Região Norte e a oferta do curso de Engenharia de Materiais no campus recém-criado de Ananindeua.

Vagas 
Este ano, a UFPA oferta um total de 7.810 vagas, sendo que 5.411 delas pelo edital do Processo Seletivo 2014 (PS 2014), 157 para candidatos portadores de deficiência e 953 pelo Processo Seletivo Especial (PSE) para candidatos de origem indígena, quilombola e candidatos aos cursos de Etnodesenvolvimento e Educação no Campo. As demais 1.289 vagas serão disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em edital próprio.

Prova do Enem 
Neste ano, o Enem será realizado nos dias 26 e 27 de outubro em 1.661 municípios do Brasil e tem 7.173.574 candidatos inscritos. O MEC alerta sobre o horário das provas, já que nos dias 26 e 27 de outubro, alguns estados já estarão em horário de verão. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). 
Fonte: UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário