Coluna 1

quinta-feira, 31 de julho de 2014

20º Festribal começa esta noite em Juruti

A cultura indígena vai tomar conta de Juruti com a 20ª edição do Festival das Tribos – Festribal, que inicia hoje quinta-feira (31) e segue até o dia 2 de agosto, no Tribódromo do município localizado na região Oeste do estado.
O evento, considerado uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, se tornou Patrimônio Cultural do Pará em 2008 e continua atraindo um público expressivo a cada ano, quando mais de 10 mil pessoas se reúnem para assistir ao embate entre as tribos Munduruku e Muirapinima. Este ano, o tema é “Duas Nações. Um Só Coração”.

“O objetivo do festival é mostrar a cultura tradicional de Juruti e, principalmente, a indígena, fazendo com que ela não fique esquecida. Através do Festribal os outros movimentos culturais também se desenvolvem, como as danças tradicionais, afinal todos passam a se interessar pela cultura local. 

O festival chegou a um ápice tão significativo que envolve todas as comunidades de Juruti”, destaca o secretário de cultura do município, Carlos Pinheiro.

O troféu ao fim da disputa vai para a tribo que fizer a melhor apresentação. Um júri especializado avalia a performance levando em conta tópicos como música, artes cênicas, alegorias e danças.

A abertura do evento acontece hoje, às 21h, com show da banda de forró Saia Rodada. No dia 1º de agosto, as tribos mirins se apresentam a partir das 20h. Já no dia 2 ocorre o ponto alto, com a disputa das duas tribos. A apuração será realizada no domingo, dia 3 de agosto.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário