Coluna 1

terça-feira, 23 de setembro de 2014

ELEIÇÕES 2014: Pesquisa de intenção de voto mostra crescimento de Aécio Neves e queda de Marina e Dilma

Nova pesquisa de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta terça-feira (23), pela Confederação Nacional de Transportes mostra crescimento do candidato do PSDB, Aécio Neves, e queda das presidenciáveis Marina Silva, do PSB, e Dilma Rousseff, do PT
O levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Transporte, nesta terça-feira (23), mostra que Dilma caiu 2,1 pontos percentuais, e Marina diminuiu 6,1 pontos, em relação à última pesquisa. Na estimulada, Dilma Rousseff aparece em primeiro lugar, com 36 por cento das intenções de voto, contra 27,4 por cento de Marina Silva e 17,6 por cento de Aécio Neves. 

No levantamento anterior do instituto, Dilma possuía 38,1, Marina 33,5 e Aécio 14,7 por cento das intenções de voto. Em relação a Dilma Rousseff, a diferença para o candidato tucano caiu cinco pontos. 

Já a diferença de Marina Silva para Aécio Neves diminuiu em nove pontos.  O cientista político André Cesar explica que nos próximos 13 dias que antecedem as eleições, as pesquisas devem mostrar uma tendência parecida. Segundo ele, Dilma está praticamente consolidada no segundo turno, enquanto Marina e Aécio precisam buscar voto a voto.

Fala o Cientista político, André Cesar
"Uma Dilma mais ou menos consolidada e isso praticamente garante a ida dela ao segundo turno. A Marina atingiu o teto e agora começa a perder força, perder musculatura política por conta dos ataques dos adversários, tanto da Dilma quanto do Aécio. E o Aécio tem se mostrado consistente, dos últimos dez dias para cá. 

A candidatura do Aécio tida como muitos, há poucas semanas, como morta, hoje mostra ainda certa vitalidade. Então, o Aécio não pode ser considerado fora do páreo. E a força do PSDB, o tempo de TV que tem mais tempo que a Marina, isso mostra já claro que o Aécio pode subir. O Aécio deve subir um pouco mais. Agora, se isso será suficiente para ele passar a Marina, só os próximos dias vão mostrar."

Os presidenciáveis Luciana Genro, do PSOL, pontuou 0,7%, Pastor Everaldo, do PSC, aparece com 0,4% e os outros candidatos somam 0,7%. Os eleitores que não sabem ou não responderam à pergunta estimulada para o primeiro turno somam 9,3%. 

Esta rodada da pesquisa CNT/MDA ouviu 2.002 eleitores nos dias 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral, como BR – 00753/2014. (Agência do Rádio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário