Coluna 1

terça-feira, 30 de setembro de 2014

UPA 24h já realizou mais de oito mil atendimentos, em três meses de funcionamento

Desde  28 de junho deste ano, quando entrou em pleno funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) já realizou 8.731 atendimentos. 

A Unidade presta serviços de urgência e emergência de média complexidade  à população santarena ao mesmo tempo que, objetiva, desafogar o fluxo de pacientes no Pronto Socorro Municipal.  

A quantidade de procedimentos representa uma média de 97 atendimentos por dia.
Em agosto deste ano, a Unidade recebeu do Ministério da Saúde, a habilitação tipo porte III, que permite a capacidade de atender até 450 pacientes por dia.

A Unidade conta com 22 médicos, 19 enfermeiros, 27 técnicos de enfermagem, dois odontólogos, quatro técnicos em saúde bucal, cinco técnicos de radiologia, quatro farmacêuticos, quatro técnicos de laboratório, bem como 47 profissionais formados pela coordenação, auxiliares administrativos e do setor de serviços operacionais.

A UPA 24h realiza atendimentos de urgência e emergência e baseia-se na classificação de risco, preconizada pelo Ministério da Saúde. Ela atende pacientes cujo quadro clínico caracterize-se por: pressão e febre alta, fratura, cortes, infarto, AVC e outros casos que exigem a atenção de urgência e emergência.  

Os principais serviços disponíveis são: procedimentos de sutura, exame de raio-x, imobilização e gesso, coleta laboratorial, eletrocardiograma, medicação, nebulização, lavagem/desinfecção e esterilização, além de atendimentos pediátricos e odontológicos de média complexidade.
 CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário