Coluna 1

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Barcarena sedia 1ª etapa do Campeonato Paraense de Tênis de Mesa

Atletas federados disputam a primeira fase do torneio que segue até o fim deste ano. Entre os dias 18 e 19 de abril, os principais atletas de tênis de mesa do Pará se enfrentam pela primeira vez neste ano no Campeonato Paraense Individual de Tênis de Mesa. 
A estreia do torneio oficial será na cidade de Barcarena, no Clube de Mesatenistas de Barcarena (CMB), onde muitos atletas profissionais e amadores treinam e têm chance de se aprofundar na modalidade O clube é apoiado pela Alumínio Brasileiro S/A (Albras).

Dos 70 competidores inscritos no campeonato, 25 deles são atletas do município de Barcarena. O campeonato ocorrerá em cinco etapas disputadas ao longo do ano, até o mês de novembro. Em Barcarena, a primeira etapa contará com disputas por faixa etária (ranking) e por nível técnico (rating). 

No modo “ranking”, as disputas serão divididas nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, juvenil, juventude, absoluto, sênior, máster 40 e máster 50. Já no modo “rating”, as disputas serão entre atletas de nível A, B, C e D.

Além dos 25 atletas de Barcarena, o campeonato também receberá atletas que representam as cidades de Belém, Ananindeua, Acará, Igarapé Açu e Paragominas. De acordo com Sérgio Luiz da Silva Rodrigues, diretor técnico da Federação de Tênis de Mesa do Pará (FTMPA) e coordenador geral do torneio, a decisão de fazer a 1° etapa da competição no município foi uma forma de incentivar os atletas do interior do Estado.

 “Barcarena abriu o calendário da nossa federação e do nosso projeto de descentralizar da capital as atividades de tênis de mesa, interiorizando os torneios e campeonatos, tendo Barcarena como prioridade neste processo porque tem um grande número de atletas federados e por ter um espaço reconhecido pela confederação nacional”, afirmou Rodrigues.

Tradição
Apesar da tradição dos barcarenenses no tênis de mesa, esta será a primeira vez em sua história que a cidade recebe uma atividade oficial do esporte. Com 19 anos de fundação, o Clube de Mesatenistas do Pará (CMB) é o único centro de treinamento do Estado reconhecido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. 

O projeto idealizado pelo treinador Hermógenes Pantoja, com apoio da Alumínio Brasileiro S/A (Albras), possui 56 atletas inscritos entre 10 e 65 anos, que treinam diariamente oriundos de outros municípios da região, incluindo São Miguel do Guamá, Igarapé Açu e Abaetetuba. 

Fabiana GomesAnalista de Comunicação | Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário