Coluna 1

terça-feira, 14 de abril de 2015

Brasil tem o maior número de cesáreas no mundo

Dados científicos divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam o Brasil como líder da lista de países que mais optam por cesáreas no mundo. Segundo a organização, 55% dos partos no Brasil ocorreram por meio do procedimento cirúrgico em 2014. Desde 2010, em que o índice de cesáreas foi de 52,3%, houve um aumento progressivo dessa porcentagem no país.
A Organização alerta, com esses dados, que está havendo uma “epidemia de cesáreas” em países desenvolvidos e em desenvolvimento. Nos Estados Unidos, a taxa é de 38,5% e, na Europa, o percentual cresceu de 15 para 22% nos últimos 20 anos. Outros países que aparecem com alta porcentagem de cesáreas são Chipre, 50%, Irã (47%) e República Dominicana (43%).

Outro dado preocupante, segundo a OMS, é que, depois que o número de cesáreas de um país ultrapassa 10% das mulheres, não existe mais queda no número de mortes de mães e recém-nascidos. Por isso, reforça, que o procedimento seja recomendado apenas quando há razões clínicas.

Segundo Marleen Temmerman, diretora de Saúde Reprodutiva da OMS, a cesárea é um procedimento normalmente seguro, mas pode trazer riscos à saúde. “Se você vir os índices de mortalidade materna em países desenvolvidos, eles estão ligados; não é a única razão, mas estão ligados com o aumento no número de cesáreas. É preciso que médicos e hospitais deixem claro para a mulher os prós e contras do procedimento”, disse.
(DOL com informações da revista Crescer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário