terça-feira, 15 de setembro de 2015

Çairé 2015: Vila de Alter do Chão terá o apoio de aproximadamente 200 profissionais de saúde

Desde o início de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) promove de forma intensa ações em saúde na Vila de Alter do Chão. Durante o período do Çairé, os trabalhos contarão com aproximadamente 200 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Agentes da Vigilância Sanitária (AVS’s), Agentes de Combate a Endemias (ACE’s), dentre outros profissionais. 
 No último dia 09, os serviços iniciaram com a captura de animais errantes. De 15 a 20 de setembro, 80 ACE’s realizarão o trabalho de visitas domiciliares em terrenos baldios, a fim de detectar e eliminar focos da dengue e orientar quanto a higiene ambiental nos domicílios. Além disso, Agentes da Vigilância Sanitária (AVS’s) realizarão a avaliação de infraestrutura disponível para o comércio de alimentos e a averiguação da procedência de água utilizada no preparo dos alimentos.

 Nas noites de festa do Çairé, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) promoverá ações de sensibilização quanto aos cuidados às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). O Centro disponibilizará 40 mil preservativos, testes rápidos de diagnóstico ao HIV/AIDS e Hepatites B e C, além de realizar orientações preventivas à saúde.
 A SEMSA ainda prestará serviços pela Unidade Móvel (ônibus) para atendimentos básicos de primeiros socorros como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, hidratação, nebulização, curativos, entre outros. A Unidade ficará localizada próxima ao Lago dos Botos (Praça do Çairé).
 Atualmente, a Vila de Alter do Chão possui uma ambulância fixa para transporte de pacientes de baixa e média complexidade. Nos dias de festa, a Vila contará com mais uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e uma ambulância do Corpo de Bombeiros.
 Outros pontos de referência para atendimentos serão a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas de Alter do Chão. As sedes das unidades estão localizadas na Rua Lauro Sodré, entre a Travessa Antônio Alves e Travessa dos Mártires, S/N.


Nenhum comentário:

Postar um comentário