sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Governo reforça diálogo para implantar novas políticas aos povos indígenas

 Durante um encontro com representantes de dez etnias indígenas de diferentes municípios do Estado, na manhã desta sexta-feira (11), o governador Simão Jatene reforçou o compromisso com o diálogo para a implantação de novas políticas públicas para os povos indígenas, sobretudo, nas áreas da Educação, Saúde e Habitação. Entre as propostas do governo, está a criação de um projeto piloto dentro das aldeias, com a construção de casas, proporcionadas pelo Cheque Moradia.

Adelina Braglia, coordenadora do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo, criado no início deste ano, informou que a ideia é dar início ao projeto com os Tembés.

Para isto, a Companhia de Habitação do Pará (COHAB), que coordena o programa Cheque Moradia, realizará uma reunião com as lideranças da área ocupada pelo povo indígena, para verificar a possibilidade de implantação do projeto.

Outra proposta que também será aperfeiçoada diz respeito à formação de professores indígenas no nível médio. Além disso, ano que vem está previsto o I Encontro entre pajés e parteiras na capital paraense. 

“Este foi o primeiro governador que nos atendeu fora das datas comemorativas. Estamos satisfeitos com os avanços depois dessa série de encontros que vêm acontecendo” comemorou  Puyra Tempé, uma das lideranças do grupo indígena.

Diálogo - Em menos de um ano, essa foi a terceira vez que o governador recebeu as lideranças. Na primeira, que foi realizada em setembro do ano passado, foram apresentadas algumas questões de interesse comum entre as etnias. 

“Nós, povos indígenas, preocupados com algumas questões que envolvem políticas públicas, por isso criamos um grupo de trabalho para tentarmos soluções junto ao governo”, explicou Luis Xipaya, da tribo dos Xipaya. Na quinta-feira (10), em reunião entre as lideranças e técnicos do governo, algumas propostas já haviam sido apresentadas ao grupo indígena. 

Segundo Adelina Braglia, todos os projetos que vêm sendo discutidos ao longo dos encontros visam atender aos anseios do segmento. Hoje, com a presença do governador Simão Jatene, houve a formalização do compromisso de aperfeiçoar esse diálogo com as lideranças. 
Syanne Neno - Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário