quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Saúde: Cuidados para quem usa a voz profissionalmente

Muita gente não leva a sério os vários sinais: rouquidão, dor na hora de falar, aspereza e garganta coçando, e pensa que há que cuidar da voz é coisa de quem canta ou trabalha falando o dia inteiro, porém, a "saúde vocal" é essencial para o aparelho fonador de qualquer pessoa e alguns pequenos cuidados garantem que suas cordas vocais fiquem sempre saudáveis. 
O que acontece na maioria das vezes, é que as pessoas procuram um profissional quando o problema já está em um estágio mais avançado, e o ideal é prestar atenção nos sinais que a voz dá. Então ficar rouco com frequência, sentir dor, dificuldade na hora de falar ou viver com a garganta coçando são sinais de que algo vai mal.  

DICAS DE COMO PROTEGER A VOZ:

Evite o cigarro - a nicotina associada ao calor da fumaça resseca as pregas vocais fazendo com que você fique rouco ou force ainda mais a musculatura para falar. 

Não tome muito café - o teor de cafeína associado à alta temperatura é um problema. Assim como o cigarro, a bebida desidrata as cordas vocais, além disso, provoca um aumento da acidez no estômago causando refluxo e ardor na hora de falar. 

Fuja do ar condicionado -  além de comprometer as cordas vocais, ele altera a respiração, fazendo com que a voz fique ainda mais prejudicada. Ele resseca o aparelho fonador, e as cordas vocais precisam fazer um esforço muito maior para produzir o mesmo som que produziria sem tanta dificuldade se não estivesse exposta ao ar condicionado.

Nada de muitos condimentos na comida: eles deixam a comida bem mais saborosa mas, em compensação, podem provocar irritações nas cordas vocais e nem sempre um bom gole de água alivia o problema. Por isso, é melhor não exagerar.  

Beba muita água - nada pode ser mais benéfico para as cordas vocais do que a hidratação. Beba água em temperatura ambiente enquanto estiver falando, em pequenos goles. Um corpo permanentemente hidratado significa pregas vocais hidratadas e com melhor flexibilidade e vibração. O ideal é ingerir de 7 a 8 copos por dia, porem, a cor da urina (clara) pode auxiliar no controle de uma hidratação adequada.

Coma maçã - pois é adstringente e limpa o trato vocal. Além disso, sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.Use roupas confortáveis e de tecidos que absorvam a transpiração.

Respire corretamente - leve o ar até o abdômen e expanda até as costelas. Não eleve os ombros e o peito como se fosse um pombo. E o abdômen que tem de se expandir como se estivesse cheio de ar. Enquanto estiver falando, mantenha a postura de corpo ereta, no eixo, porem relaxada, principalmente a cabeça.

Tente não gritar - Se for possível, opte sempre pelo microfone ao falar em publico.Fale pausadamente e de maneira correta, articulando bem as palavras, mas sem exagero.Ter audição normal é importante, pois o monitoramento vocal é realizado pela audição.
(DOL, com informações da Revista Saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário