terça-feira, 29 de setembro de 2015

Vestibular da UFPA têm mais cursos e vagas para cotistas


A UFPA (Universidade Federal do Pará) vai ofertar 6.778 vagas em 170 cursos no vestibular 2016. A novidade deste ano é o curso de Engenharia de Bioprocessos, sediado em Belém, também serão criados quatro cursos no campus de Ananindeua e outros 11 cursos flexibilizados para várias cidades paraenses. Este ano a instituição também alterou o sistema de cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), que salta de 40% para 78% das vagas reservadas.

O edital do Processo Seletivo 2016 (PS2016) da UFPA será divulgado nos próximos dias no site www.ceps.ufpa.br e as datas marcantes para o concurso já estão definidas. As inscrições acontecem de 14 de outubro e 16 de novembro pelo site do Ceps e a taxa de inscrição é de R$ 30,00 e deve ser paga até o dia 17 de novembro.

“Porém, sabemos que a maior parte de nossos candidatos está dentro do perfil de estudantes com direito a isenção, ou seja, estudaram todo o ensino médio na rede pública ou estiveram na rede privada com bolsa integral. Ano passado, dos mais de 128 mil inscritos, pelo menos 100 mil deles participaram do concurso de graça”, explica Arquimimo Almeida, coordenador pedagógico do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Regras - O edital do PS2016 aprovado recentemente na instituição define que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua sendo a única avaliação para a maior parte dos candidatos que concorrem no concurso. A exceção são os estudantes que desejam cursar Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro os quais precisam participar do Exame de Habilidades, já agendado para o dia 13 de dezembro.

Os critérios de eliminação do concurso continuam os mesmos: quem obtiver nota na redação inferior a 500 e nota nas áreas de conhecimento do Enem inferior a 400 será eliminado da concorrência. Já a previsão é que o Listão do PS2016 seja divulgado no final de janeiro que vem, conforme agenda de liberação de notas do Enem às universidades. 

Serviço: O edital do PS2016 será publicado nos próximos dias no www.ceps.ufpa.br. As inscrições acontecem entre 14 de outubro e 16 de novembro e a taxa de inscrição é de R$ 30,00 reais.
(ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário