quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Alcoa: Outubro é o mês de solidariedade em Juruti

A Alcoa mobiliza os funcionários da planta durante todo o mês para oferecer à comunidade oficinas, cursos de capacitação caminhada ecológica e atividades lúdicas para as crianças
  Quanto mais você divide, mais você multiplica. Este é o slogan da décima edição do Mês Mundial de Serviços Comunitários (MMSC), que o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation estão realizando ao longo do mês de outubro em todas as unidades da Alcoa no Brasil e exterior. Até o dia 30 de outubro, serão promovidas diversas ações solidárias.
Juruti, município do oeste paraense onde a empresa possui operações de bauxita, participa deste movimento de solidariedade, oferecendo várias atividades à comunidade, como palestras sobre saúde feminina, oficinas de artesanato para as mulheres, cursos de capacitação, caminhadas ecológicas, atividades lúdicas para as crianças e ações de voluntariado.

“Convidamos os funcionários, familiares, terceirizados e toda a população a participarem das ações de voluntariado. Essa é a nossa forma de contribuir para uma Juruti cada vez melhor. Por meio de simples ações é possível transformar o local em que vivemos”, enfatiza Affonso Bizon, diretor da Alcoa Juruti.

No último sábado (10), o Programa Alcoanos em Movimento realizou caminhada ecológica com a Escola Rosa de Saron. O Alcoanos em Movimento tem o intuito de estimular o bem-estar dos funcionários e da comunidade, por meio da prática de atividades físicas. O programa reconhece o empenho dos participantes com uma doação no valor US$ 2.500 para uma instituição escolhida.

Nesta quarta-feira (14) será a vez da comunidade Café Torrado, na zona rural, receber as ações de voluntariado do Programa ACTION. Cinco escolas da zona urbana que atendem as crianças do contraturno das Missões ECOA (Educação Comunitária Ambiental) terão uma manhã de vivência na comunidade onde participarão de jogos educativos ao ar livre com elementos da natureza. A instituição beneficiada será a Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal Raimundo de Sousa Coelho, do Café Torrado.

Capacitação - Durante o MMSC, será realizada a terceira formação do Projeto Cambará, uma parceria entre o Instituto Alcoa e a Organização não Governamental FICAS para fortalecer as organizações da sociedade civil e sua atuação na comunidade. O módulo abordará questões relativas à mobilização de recursos. O público beneficiado serão as instituições da sociedade civil, escolas e órgãos governamentais. “Esperamos que no final do processo as organizações estejam mais preparadas para mobilizar recursos, comunicar-se com seus públicos e atuar de forma articulada com outros atores sociais”, diz Rogério Ribas, gerentes de Recursos Humanos e Assuntos Institucionais.

Ainda em outubro, haverá o lançamento do Programa Miniempresa, que proporciona aos estudantes experiências práticas sobre a organização e operação de uma empresa. Para isso, grupos de 25 estudantes do ensino médio de Juruti são selecionados e passam a formar a equipe de uma minifábrica de cabides de alumínio. Os jovens aprendem a administrar sua miniempresa com o apoio de funcionários da Alcoa que são conselheiros voluntários.

O MMSC será encerrado no dia 30 de outubro, com ações do Programa de Habilidades para o Sucesso, com alunos do 1º ano da rede de ensino estadual, e premiação Seja 10 em Sustentabilidade, que será conferida aos funcionários da Alcoa. 
Fabiana Gomes - Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário