quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Belém sedia congresso médico de cirurgia bariátrica


Entre os dias 20 e 23 de outubro Belém receberá cirurgiões bariátricos de todo o Brasil e do mundo durante a realização do XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Este será o primeiro congresso da área no norte do país e a escolha da sede tem um motivo: a capital paraense é a principal referência da região em cirurgia bariátrica e o Estado é o que mais realiza procedimentos do tipo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Estima-se que de 0,5% a 1% da população paraense têm obesidade mórbida e entre 3% e 5% sejam obesos. No Brasil, a taxa de pessoas acima do peso é de 52% e a de obesos fica em 17,9%, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

No Pará, só no ano passado, foram realizadas 56 cirurgias bariátricas no Hospital Ofir Loyola, único credenciado pelo SUS no Estado a oferecer este tipo de cirurgia. O total representa cerca de 50% dos procedimentos realizados em toda região Norte. 

Desde 2000, quando o hospital foi cadastrado pelo Ministério da Saúde (MS), mais de mil cirurgias bariátricas foram realizadas. Os outros estados da região com hospitais cadastrados pelo Ministério da Saúde são Acre e Tocantins, mas nenhum deles possui serviço especializado em cirurgia bariátrica.

Segundo o médico Luiz Claudio Chaves, presidente do XVII Congresso da SBCBM e diretor-geral do Hospital Ofir Loyola, a realização do evento nacional em Belém permitirá a evolução da área não apenas no Pará, mas em toda a região. 

“Os congressos promovem grande avanço no conhecimento da cirurgia bariátrica entre cirurgiões, profissionais das especialidades associadas, autoridades da saúde e, sobretudo, para a população geral”, afirma o cirurgião bariátrico.

Ainda de acordo com o médico, a expectativa é capacitar ainda mais os profissionais do país. "Os médicos brasileiros já possuem um nível técnico elevado e queremos que eles recebam uma formação ainda melhor, criando um ambiente propício à pesquisa científica. Estes fatos devem elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população e ampliar o acesso ao tratamento cirúrgico da obesidade”, explica.

Alguns assuntos que serão discutidos durante o Congresso poderão, em breve, beneficiar a população, como o reconhecimento da cirurgia bariátrica como área de atuação, a consolidação da endoscopia bariátrica, a cirurgia bariátrica no SUS e a cirurgia metabólica para tratamento do diabetes tipo dois.

“A população em geral consolida a informação de que a cirurgia bariátrica ou a metabólica são as principais opções para pessoas com obesidade severa ou para aquelas com doenças associadas, como o diabetes e hipertensão, e que não obtêm melhoria na qualidade de vida com tratamentos clínicos”, finaliza.

Podem participar do Congresso médicos e profissionais multidisciplinares que atuam no procedimento, entre eles anestesistas, assistentes sociais, cirurgiões plásticos, dermatologista, educador físico, endocrinologista, endoscopista, gastroenterologista, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontologistas, psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais. 

As inscrições antecipadas para o evento seguem até o dia 12 de outubro, por meio do site: https://sbcbm20151.websiteseguro.com. Após esse período apenas no evento. (ORM News)

Serviço:
XVII Congresso da SBCBM e IFSO LAC – Congresso Latino americano de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Data: de 20 a 23 de outubro, 2015
Local: Hangar Centro de Convenções
Endereço: Av. Dr. Freitas, S/N – Belém – PA
Informações e inscrições: (11) 3284-6951/8298 – www.sbcbm2015.com.br
Mais informações sobre a programação do XV Congresso SBCBM: http://www.sbcbm2015.com.br/programacao/index_tracks2.php#menuprogramacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário