quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Competição de mountain bike larga em Salvaterra (PA) vai atravessar 150 Km da ilha. Inscrições terminam em 10 dias.

Ciclistas do Norte e Nordeste vão encarar as terruadas na Ilha do Marajó
No verão marajoara a poeira é tanta que faz sumir a paisagem, o calor é infernal e o terreno esburacado das fazendas não convida ninguém a praticar esportes. Mas é exatamente essa paisagem inóspita que vai atrair cerca de 100 ciclistas do Pará, Maranhão, Tocantins, Amapá e Amazonas para a Ilha do Marajó, reunidos para disputar a Outdoor Challenge Marajó dia 28/11. 
A competição de mountain bike, com percursos de 75 Km e 150 Km, foi elaborada pelo grupo de esportistas da Outdoor Challenge com suporte do Governo do Pará via Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), que pretende combinar esportes de aventura como atrativo turístico na Amazônia. As inscrições terminam dia 09/11. A largada e chegada da prova será em Salvaterra.

“O Pará saiu na frente entre os estados Amazônicos em maratonas de mountain bike”, afirma Rubens Campos, diretor de prova. Para os ciclistas, a maior ilha fluvio-marítima do mundo abriga um tipo de terreno incomparável: a terruada, que é modelada pelas pisoteadas de búfalos marajoaras sob o solo úmido na época de transição das chuvas para o verão. Já no alto verão, com o clima extremamente seco, os buracos deixados pelos búfalos dão forma à terruada. Equilibrar-se e vencer o desgaste físico sob centenas de milhares de buracos é parte do desafio.

“É um terreno ao mesmo tempo temido e admirado, difícil de pedalar e por isso mesmo tão atraente para os atletas”, explica Rubens. “Não é à toa que todos receberão medalhas ao cruzar a linha de chegada. Esta é uma prova dura, mas totalmente possível de ser conquistada por ciclistas avançados e esportistas que se desafiam. Parte dos atletas vai pedalar contra o relógio. Mas a maioria dos esportistas vai lá para se superar e concluir o percurso. Uma experiência pra guardar pra vida”.

Afonso Ramôa, um dos organizadores, avisa que no Marajó a prova vai repetir a experiência das competições de mountain bike realizadas anteriormente pela OC em Bujaru e Salinas: percurso duríssimo que combina pistas de velocidade com terrenos complicados. “Vai ser lama e poeira, areia, erosão. E terruada, claro. Tudo junto e misturado! Quem tiver domínio e evitar descer muito da bike nas áreas complicadas vai garantir tempo e posição no ranking”.

Serviço
A Outdoor Challenge Marajó tem inscrições abertas até próximo dia 09 de novembro pela internet no endereço www.bit.ly/ocmarajo. Mais informações em www.facebook.com/ OutdoorChallengeBR.

Contatos
Alan Cativo
Celular 981878038
Skype alan.cativo

Nenhum comentário:

Postar um comentário