quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Governo apresenta emendas com obras para o estado do Pará à bancada em Brasília

Obras definidas pela população e fundamentais para o desenvolvimento do estado do Pará foram apresentadas aos deputados e senadores da bancada paraense em Brasília. O secretário de Planejamento do estado, José Alberto Colares, participou da reunião de bancada na Câmara dos Deputados, quando os parlamentares que fazem parte da chamada bancada paraense no Congresso Nacional reúnem para debater e deliberar assuntos de interesse do estado.

 Nas últimas semanas, os encontros têm tido como principal ponto de pauta a apresentação e aprovação de emendas que aprovem recursos para o desenvolvimento de obras no Estado. O secretário de Planejamento foi o convidado de ontem para apresentar emendas enviadas pelo Governo do Pará. Onze deputados e um senador participaram da reunião de ontem, entre eles o senador Paulo Rocha (PT/PA) e o deputado federal Lúcio Valle (PR/PA), líderes da bancada no Senado e na Câmara.

Ao todo foram apresentadas 24 emendas, prevendo obras em todas as regiões do Pará e abrangendo todas as áreas de interesse da sociedade: educação, saúde, saneamento, segurança, turismo, infraestrutura e desenvolvimento econômico. Dentre as propostas estão:

- Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde, com aquisição de equipamentos e materiais permanentes;

- Construção de bases para o Grupamento Fluvial da Polícia Militar nas regiões do Marajó e Baixo Amazonas para combater o tráfico de drogas e outras ações criminais;

- Macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, em Belém, com remanejamento de famílias e reurbanização de áreas do canal;

- Construção de escolas de educação básica e Ensino Médio em 14 municípios;

- Construção, adequações e recuperação de trechos rodoviários na BR-308 (Viseu-Bragança), BR-163 (Santarém-divisa com o estado de Mato Grosso), BR-155 (Eldorado do Carajás-Xinguara) e BR-316 (Castanhal-Santa Maria do Pará-Trevo de Salinópolis);

- Implantação do Sistema de Ensino Integrado através de IPTV em todo o estado.
"Não trouxemos aqui emendas impostas pelo governo e fora da realidade. 

São propostas aprovadas pela população em doze audiências públicas e analisadas pelos técnicos do governo", disse aos parlamentares o secretário José Alberto Colares. Segundo o secretário, as 24 emendas beneficiam todos os setores dos serviços públicos prestados à população em todas as regiões do estado, sendo apresentadas em ordem de prioridade.

A maioria dos parlamentares elogiou as emendas apresentadas. Porém, pediram que as já aprovadas e com verbas autorizadas pelo Governo Federal fossem colocadas em prática pelo governo do Estado. Segundo o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA), são verbas que já estão à disposição do Estado para serem aplicadas, algumas com mais de três anos. Temos que fazer uma busca, um levantamento, para saber porque os recursos ainda não foram aplicados, disse Jordy. 

Representante do governador Simão Jatene na reunião, o chefe da Representação do Governo do Pará no Distrito Federal, Ophir Cavalcante Jr., se comprometeu com os parlamentares a fazer um levantamento completo sobre as emendas já aprovadas e seu destino, acionando todas as secretarias e órgãos estaduais envolvidos na destinação dos recursos. "Vamos fazer esse levantamento, ver onde existe uma contrapartida do estado para que os recursos sejam utilizados e concluir essas obras", disse Ophir.

O deputado Lúcio Vale elogiou a forma como as emendas foram apresentadas."Antes, elas chegavam aqui de forma impositiva. Eram poucas, mas com uma espécie de obrigatoriedade para que fossem aprovadas. Agora, de forma mais democrática, podemos perceber Estado e parlamentares atuando juntos, pelo bem-estar do povo paraense", concluiu Lúcio Vale.
Pascoal Gemaque - Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário