sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Horário de verão começa neste domingo; veja os Estados

Começa a zero hora deste domingo, (18), o horário de verão, quando os relógios têm de ser adiantados em uma hora, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. O novo horário vai durar até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016. Nesse período, o Ministério de Minas e Energia espera ganhar R$ 7 bilhões para o sistema, valor equivalente ao custo evitado em investimentos para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2.610 Megawatts (MW).

 — O objetivo do horário de verão é obter-se economia, principalmente na ponta. Com o aumento do período da claridade, pode-se ter redução de consumo — explicou Luiz Eduardo Barata, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.

Segundo nota do MME, “nos últimos dez anos, a medida tem possibilitado uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período do horário de verão, aproximadamente ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.

— É um benefício para o país e para o setor a utilização do horário de verão — disse Barata, lembrando que o horário de verão, com algumas interrupções, vem sendo aplicado desde o verão de 1931 e 1932, no primeiro governo de Getúlio Vargas.

Fazem parte do grupo de estados que contam com horário de verão, portanto, os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais o Distrito Federal. (O Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário