sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Jatene fala sobre energia na Calha Norte e lembra Almir Gabriel e Gabriel Guerreiro.

Amigas e amigos,
Em nossa última postagem, relatamos a emoção presente nos gestos e olhares de cada um que esteve conosco na simples, porém bela festa de inauguração da ponte sobre o rio Curuá, em Alenquer. Agora, faço um breve relato de momento seguinte, quando partimos para outras ações importantes, dessa vez no município de Oriximiná, também no Oeste do Estado.

 Aqueles de mais idade se lembram das dificuldades e da luta de muitos para levar luz para essa região. Na tarde do ultimo sábado (26), estivemos então inaugurando a subestação de energia em Oriximiná, que, em conjunto com a de Óbidos, receberam investimentos da ordem de R$40 milhões, sendo quase R$20 milhões do Governo do Estado, conforme previsto em contrato.

Com o rebaixamento do chamado Linhão de Tucuruí, substituímos a energia que era até hoje fornecida através de termelétricas, instável e que polui o meio ambiente, por energia de mais qualidade, inclusive incluindo o Baixo Amazonas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Estejam onde estiverem, certamente o governador Almir Gabriel, que tanto batalhou para tirar essa região das escuras, o deputado Gabriel Guerreiro, que também se empenhou muito, e tantos outros, estão contentes por termos juntos chegado até este momento. 

Costumo dizer que a história não começa quando a gente chega e, neste sentido, faço questão de mencionar alguns daqueles que tanto trabalharam nessa questão. Mais do que levar luz, a chegada de energia mais estável amplia condições de investimento, estimula a economia, gera empregos, permite avanços inclusive na saúde e termina, enfim, por melhorar a qualidade de vida da população.

Depois do momento simbólico de inauguração, uma vez que o serviço já é oferecido para a população, seguimos para uma série de visitas técnicas em obras do Governo do Estado no município, como a Unidade Integrada Propaz do município, que está com sua estrutura física praticamente pronta e irá se somar às 42 já inauguradas e outras dezenas em construção por todo o Estado. 

Também estivemos vistoriando obras de asfaltamento na cidade, dentro do programa Asfalto na Cidade e a obra de ampliação do sistema da Cosanpa, que vai ampliar a capacidade de atendimento da população. Concluímos nossa passagem com uma breve visita até a Praça Santo Antônio, reformada e enfeitada, e aproveito para festejar e agradecer todas as pessoas que contribuíram para a decoração daquele ponto turístico e histórico de Oriximiná.

Amigas e amigos,
Tem uma frase do pensador alemão Max Weber em que diz mais ou menos assim: “Se o homem não se der o tempo e o direito de tentar o impossível, ele nunca saberá o que é possível”. Esse sentimento, certamente, vive hoje no coração mais tranquilo e cheio de orgulho de tanta gente na região do Baixo Amazonas, daqueles que um dia sonharam o impossível, mas que aos poucos, passo a passo, estão conquistando. E isso deve orgulhar todo nós, pois cada paraense, cada um que vive nesse Estado, tem sua parcela de contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário