terça-feira, 20 de outubro de 2015

Parceria permite monitoramento de águas e Basquete feminino conquista 3º lugar nos Jogos Abertos do Pará

Uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente de Santarém e Belterra, a ONG Projeto Rede Amazônia e o Projeto Saúde e Alegria possibilitará o monitoramento, em tempo real, da qualidade das águas que estão confinadas nos microssistemas no interior do município. A SEMMA, em Santarém, já começou a selecionar as 5 comunidades que serão contempladas. 
 O projeto piloto de monitoramento da qualidade da água está em fase implantação. Uma das condições elementares é de que o monitoramento seja feito em comunidades rurais com sinal de celular, para que as informações sejam transmitidas em tempo real.

O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, informou que os sensores serão instalados em duas comunidades da região de Planalto, duas na região de Várzea e uma em Alter-do-Chão. Podalyro advertiu que o monitoramento, não atende a todos os parâmetros de medição.

“As informações são importantes, porém não são completas, no que se refere ao sistema bacteriológico, que nós precisamos saber. O monitoramento soma ao que o município está construindo que é o Sistema Municipal de Monitoramento da Qualidade da Água”, ponderou.

O secretário ressaltou que não se deve confundir esse monitoramento com o estudo de balneabilidade que atende a estratégia de uma resolução do CONAMA, que envolve repetições e metodologias específicas, “mas nos ajuda bastante a analisar alguns parâmetros das águas confinadas nos microssistemas e encontra sintonia naquilo que nós estamos construindo com a UFOPA, que é a efetivação do monitoramento dos microssistemas, no município de Santarém”.

As informações obtidas pelo monitoramento, vão ser compartilhadas por meio da plataforma do InfoAmazônia e da Secretaria de Meio Ambiente.
 
 Seleção santarena de basquete feminino conquista 3º lugar nos Jogos Abertos do Pará

O melhor resultado obtido pela delegação santarena que participou dos Jogos Aberto do Pará, em Belém, no período de 16 a 18/10, foi da Seleção Santarena de Basquete Feminino. As meninas do basquete venceram a Seleção de Castanhal pelo placar de 16 a 6.

As seleções santarenas de Handebol (feminino) e Futsal (feminino) finalizaram a participação nos Jogos Abertos em 4º lugar. As demais seleções que representaram Santarém (Basquete masculino, futebol de areia masculino, futebol de areia feminino, voleibol masculino e handebol masculino), apesar de toda a garra e empenho dos atletas e comissão técnica, infelizmente, foram eliminadas ainda na fase de grupos.
 CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário