sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Programa “Asfalto na Cidade” retorna com força total e vai beneficiar 24 municípios ainda este ano

A secretária de Obras e Desenvolvimento Urbano, Noêmia Jacob, e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, José Megale, anunciaram, nesta sexta-feira, 2, a retomada dos investimentos do Programa Asfalto na Cidade, que tem como principal objetivo ampliar a mobilidade e acessibilidade nas áreas urbanas do Estado. 

Os detalhes sobre o reinício das obras foram discutidos com nove prefeitos que participaram da primeira reunião na sede da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedop), em Belém. No total, 24 municípios de todas as regiões do Estado serão atendidos pelo programa, até o final deste ano.

O programa Asfalto na Cidade foi uma ideia concebida ainda no primeiro mandato de Simão Jatene, que ajudou a melhorar a qualidade de vida de milhares de famílias no interior. No período 2011-2014, por  exemplo, o governo pavimentou 956 km de vias urbanas, distribuídas em 107 municípios (74% do total de municípios paraenses), atingindo todas as regiões de integração. “E agora, nesse terceiro mandato, o Governo fez alguns ajustes para ampliar e melhorar ainda mais o alcance desse programa”, disse José Megale, na abertura da reunião com os prefeitos.

Os municípios incluídos nessa nova etapa do programa vão receber quase 100 quilômetros de asfalto novo. E com uma novidade: este ano, o serviço de pavimentação não chega sozinho. “Será um trabalho integrado da Sedop com outros órgãos do governo e as prefeituras. 

Nesse caso, ruas que já são atendidas por água, por exemplo, terão asfalto novo e poderão ter também a melhoria das casas através do Programa Cheque Moradia, da Cohab”, informou Noêmia Jacob. O potencial econômico e turístico dos municípios também será levado em conta.

A prefeita de Pontas de Pedras, no Marajó, Consuelo Castro, elogiou a retomada das obras no município. A Sedop deve iniciar, ainda este mês, o asfaltamento de quase 10 quilômetros da PA-396, considerada fundamental para o desenvolvimento do turismo na região. 

“Nós reconhecemos a dificuldade do Estado com a atual crise que o todo o país enfrenta, por isso quero parabenizar o governador por retomar essa parceria tão importante com os municípios do Marajó e de todas as regiões do Estado”, destacou a prefeita. Também participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Anapu, Bagre, Breu Branco, Faro, Moju, Oeiras do Pará, Rurópolis e Salvaterra.
Marlicy Bemerguy - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário