segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Inscrições para o vestibular da UFPA terminam hoje

São mais de 6,7 mil vagas, 5,5 mil a serem definidas pela nota do Enem e 1,2 mil no Sisu. Termina hoje segunda-feira (16) a inscrição ao Processo Seletivo (PS) 2016 da Universidade Federal do Pará. No último dia 24, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou o Edital e o Mapa de Oferta de Cursos para esse concurso.

Iniciada dia 14 deste mês, a inscrição ocorrerá até hoje, exclusivamente via internet, na página eletrônica do Centro de Processos Seletivos (Ceps/UFPA). A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para candidatos que cursaram, sem bolsa de estudo, pelo menos uma das séries do ensino médio em escola privada.

Para o PS 2016, as unidades acadêmicas disponibilizaram um total de 6.788 vagas, sendo 4.645 para ingresso no primeiro semestre (1º e 2º períodos letivos); e 2.143 para o segundo semestre (3º e 4º períodos letivos), distribuídas em 169 cursos. 

Do total de vagas, 5.553 são destinadas para o PS/UFPA - 2016 e 1.235 para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Entre os cursos ofertados, destaca-se a proposta de criação de cinco cursos novos: as Licenciaturas em Física, Química, Geografia e História, para o Campus de Ananindeua, e o curso de Engenharia de Bioprocessos, proposto pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

O curso de Engenharia de Bioprocessos, vinculado à Faculdade de Biotecnologia, com oferta de 40 vagas no turno matutino e início previsto para o 2º período de 2016, tem por objetivo formar profissionais capazes de planejar, desenvolver, gerenciar e monitorar os processos biotecnológicos com base no aproveitamento dos recursos naturais, bem como analisar e projetar instalações industriais, linhas de produção e equipamentos, e avaliar a viabilidade técnico-econômica para a implantação e o desenvolvimento de novos empreendimentos e produtos nessa área.

De acordo com o Mapa de Ofertas de Cursos para o interior do Estado do Pará, está sinalizada a oferta de 11 turmas para os seguintes cursos e municípios: Física (Tucuruí), Pedagogia (Uruará e Oeiras do Pará), Matemática (Capanema, Augusto Corrêa e Limoeiro do Ajuru), Serviço Social (Melgaço), Letras - Língua Portuguesa (Mãe do Rio, Mocajuba e Oeiras do Pará), Letras - Língua Inglesa (Mocajuba). De acordo com o novo edital, os critérios de seleção permanecem os mesmos, com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. 

Também continua inalterada a atribuição do bônus de 10% (dez por cento) aos alunos que tenham cursado todo o ensino médio nos Estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e Tocantins; a isenção da taxa de inscrição para candidato que cursou todas as séries do ensino médio em escola pública ou em escola privada, com bolsa; o Exame de Habilidades para candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro; a criação de uma vaga, por acréscimo, nos cursos de Graduação, destinada exclusivamente à pessoa com deficiência; e a eliminação do candidato que obtiver nota inferior a 500 (quinhentos) pontos na Redação do Enem-2015 e/ou nota inferior a 400 pontos em uma das quatro áreas do Enem-2015, numa escala de pontos de 0 a 1000.

Para o Sistema de Cotas, a UFPA reserva 50%, no mínimo, das vagas de cada curso e turno destinadas a candidatos que comprovarem ter cursado todo o ensino médio em escola pública, divididas igualmente entre candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e com renda superior a 1,5 salário mínimo per capita. Em cada um desses dois grupos, 78% das vagas estão destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. (O Liberal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário