terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Empresa realiza semana de prevenção de acidentes


O diagnóstico preventivo das situações de vulnerabilidade no local de trabalho pode salvar vidas. Esta tem sido uma prerrogativa muito discutida no país nas últimas semanas. Antecipar os riscos de acidente de forma eficaz para preservar a vida e a integridade humana é o tema escolhido para a I Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) do novo Depósito de Resíduos Sólidos (DRS2) e projeto Filtro Prensa da Hydro Alunorte, que iniciou ontem segunda-feira, 14, na sede da refinaria, em Barcarena. 
O evento visa sensibilizar os empregados da empresa e das empresas contratadas sobre os cuidados na rotina de trabalho durante a execução das obras do DRS2 e projeto filtro prensa. Mais de 2.500 empregados estão envolvidos na implantação desta nova tecnologia, que aumenta a segurança e a vida útil do depósito de resíduos da refinaria.

Com a utilização de equipamentos, veículos e máquinas pesadas, a construção do novo depósito exige muita atenção dos empregados. A meta do projeto é a mesma do restante da empresa: o zero acidente. “Temos ainda algumas metas bastante desafiadoras, porque nosso projeto tem início, meio e fim, então temos que fazer um trabalho com muita dedicação para que a gente consiga alcançar os resultados dentro desse período”, explicou Luana Carvalhosa, gerente de saúde, segurança e meio ambiente do projeto.

De acordo com Luana, o tema sobre a percepção de risco foi escolhido por trabalhar a prevenção de acidentes de forma bastante abrangente. “Traz pra gente não só o desenvolvimento da cultura em saúde e segurança, mas também uma forma de trabalhar outros temas, como a segurança no trânsito, análise de risco no trabalho, engajamento da liderança,  que é um papel muito importante para garantir a integridade e vida dos colaboradores”, afirmou.

Para alcançar as metas, o evento abriu com a palestra “Comportamento de liderança e a prevenção de risco”, que conscientizou os líderes das equipes sobre a importância deles no trabalho sem acidentes. “Fazer uma semana de prevenção de acidentes neste contexto, próximo às festas de fim de ano, é extremamente importante para fazer a turma ficar com os pés no chão e refletir um pouco antes de terminar uma etapa das obras, fazendo isso com segurança”, acreditou Rui Medeiros, engenheiro do projeto.

A programação continua até o dia 18 de dezembro com palestras, jogos e atividades lúdicas que revisam a importância de trabalhar com segurança, calculando os riscos e cuidando da própria vida e da vida do outro. Como Cleiton Menezes Dias, sinaleiro de uma empresa contratada, sintetizou na frase vencedora do concurso que elegeu a mensagem-chave desta primeira edição:  ”Tenha a visão além, a percepção de riscos pode salvar a vida de alguém”. 

“A segurança é um assunto que afeta a todos que estão envolvidos, todos podem colaborar e se policiar para todo mundo trabalhar com segurança, qualidade e para todo mundo sair ileso”, explicou Cleiton.
Elianna HomobonoAnalista |Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário