segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Prepare o carro para as férias

As férias e as festas de final de ano já estão chegando e, nesta época, muitas pessoas aproveitam para viajar de carro com a família e os amigos. Mas antes de pegar a estrada é essencial fazer uma revisão completa no automóvel. Desde a suspensão e o motor até os freios e os fluidos, nada deve deve ser esquecido. Também é importante não deixar tudo para a última hora, pois caso haja algum item a ser substituído ou que necessite de reparos, o prazo não ficará apertado e não haverá o perigo de perder o dia programado para o passeio. 
Entre os itens que mais precisam de atenção estão os pneus, inclusive o estepe. 

Para evitar problemas, deve-se identificar o estado geral dos componentes, ou seja, se estão carecas, com qualquer imperfeição ou perfuração, e calibrá-los de acordo com a recomendação do fabricante.

“No caso da calibragem, ela tem de ser feita com os pneus frios”, ensina Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal. As rodas também não podem ser deixadas de lado, e o ideal é que elas não apresentem amassados, trincas ou quebras.
Além disso, por medida de segurança e até mesmo para evitar multas é preciso verificar sempre se há lâmpadas queimadas no sistema de iluminação e se os faróis estão alinhados e os piscas funcionando corretamente.

Outros elementos que têm de ser checados antes da viagem são os fluídos (água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento). Quando se trata do radiador, o certo é que o serviço seja feito com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente nele muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real.

Quanto aos filtros de óleo, ar e combustível, Pedro Scopino, administrador da Auto Mecânica Scopino, de São Paulo, diz que eles devem ser trocados na revisão, antes da viagem, e nunca durante o percurso. E ele dá ainda mais uma dica: “O motorista deve sempre ficar atento ao combustível que irá utilizar. Para isso, sugiro que opte pelos postos de bandeira conhecida e tenha cuidado com preços muito baixos.”

Alguns itens costumam ser verificados com menor frequência, porém não deixam de ser importantes na hora de pegar a estrada. São eles o sistema de injeção e ignição, as pastilhas de freio, as molas, os amortecedores, as coifas, as juntas homocinéticas, os rolamento das rodas, a correia dentada do motor e as palhetas do limpador de para-brisa.

Equipamentos de segurança e documentação
Durante qualquer viagem, seja ela curta ou longa, é importantíssimo não esquecer triângulo, chave de rodas, macaco e extintor de incêndio. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não possuir algum desses equipamentos obrigatórios ou mantê-los em mal estado é considerado infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Depois que tudo estiver em ordem no carro, é hora de separar os documentos que serão levados na viagem. O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) junto com a carteira nacional de habilitação (CNH) têm de estar em dia, assim como os impostos pagos. Se o automóvel possuir seguro, é importante verificar sua validade e, principalmente, se o destino escolhido pela família é coberto pela seguradora.
(msn/carros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário