sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Boa sorte: UFPA divulga listão hoje sexta-feira (22)

A tradicional marchinha do vestibular vai ressoar por todo o Estado, hoje sexta-feira (22), com a liberação do listão de classificados no Processo Seletivo 2016 (PS 2016) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ao todo, foram feitas 110.639 inscrições e a instituição ofertou 6.905 vagas em 171 cursos de graduação em 20 municípios paraenses, 1.255 das quais ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). 

Hoje também é a data para que os aprovados no Sisu de Belém e Ananindeua, divulgados na última segunda-feira, apresentem a documentação exigida pela UFPA e garantam a vaga. Medicina e Educação Física foram os cursos mais concorridos na demanda aberta, com 42,93 candidatos por vaga e 32,89 pessoas para uma vaga, respectivamente.  A UFPA informou que pouco mais de 120 inscrições apresentaram algum problema e não tiveram nota fornecida pelo MEC, o que representa 0,09% do total de inscritos. 

Em geral, esse número é referente a candidatos que faltaram às provas do Enem ou que cadastraram dados erradamente na UFPA ou no sistema de inscrição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os nomes dos novos universitários devem ser conhecidos a partir das 9 horas de hoje, com relação afixada em frente ao Centro de Eventos da UFPA e publicação no portal www.ufpa.br, meia hora após o início da transmissão pelas emissoras de rádio. Após o resultado, a próxima etapa aos calouros será a habilitação ao vínculo institucional, em fevereiro. 

Sisu - Antes mesmo da divulgação do listão, pelo menos 786 candidatos já estarão na UFPA como calouros, prontos para confirmar o ingresso nos cursos. São os aprovados por meio do Sisu, que precisam estar atentos ao processo de registro, uma vez que cada curso possui data, horário e local específico para a entrega e análise documental. 

Para os 756 candidatos aprovados para Belém e para os 30 candidatos aprovados para o Campus de Ananindeua, a habilitação é hoje, no Auditório Setorial Básico, na Cidade Universitária José da Silveira Netto, Guamá. 

Os demais 414 estudantes aprovados no Sisu para os campi e polos do interior do Estado farão a habilitação na próxima terça, 26, nas secretarias locais. As informações completas, incluindo a lista de documentos, estão disponíveis no site do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos (Ciac), no endereço http://ciac.ufpa.br. 

É preciso apresentar foto 3X4 e documentos como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de quitação com as obrigações eleitorais (para maiores de 18 anos) e militares (para homens maiores de 18 anos), além de documentos escolares, como Histórico do Ensino Médio e comprovante de conclusão do Ensino Médio. 

No caso dos cotistas, comprovar que pertence à condição pela qual foi aprovado no concurso. Os documentos serão avaliados na hora e as habilitações recusadas terão prazo de 24 horas para recorrer da decisão. 

Prouni - As inscrições às 203.602 bolsas oferecidas em universidades particulares pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, podem ser feitas até as 23h59 de hoje, pelo site www.prouni.mec.gov.br. O candidato pode indicar até duas opções de curso, com bolsas integrais ou parciais. Para a inscrição, o candidato deve ter feito o Enem 2015 e obtido no mínimo 450 pontos. Não pode ter tirado zero na redação.  (Amazônia Jornal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário