terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Instituto Alcoa abre inscrições para o Programa de Apoio a Projetos Locais 2016

No ano passado, cerca de 62 mil pessoas foram beneficiadas em projetos nas áreas de educação, trabalho, saúde, meio ambiente, governança e segurança
Promovido pelo Instituto Alcoa há mais de 20 anos, o Programa de Apoio a Projetos Locais tem como objetivo incentivar a viabilização de projetos comunitários de organizações da sociedade civil e do setor público nas áreas de educação, trabalho e renda, saúde, meio ambiente, governança e segurança, por meio de investimentos financeiros e apoio de gestão e estratégias. O programa está disponível para todas as localidades onde a Alcoa está presente e os projetos de 2016 poderão ser enviados até 26 de fevereiro, pelo sistema online: https://institutoalcoa.sponsor.com/
O processo de seleção dos projetos passa por diferentes etapas. Tem início com a realização de um diagnóstico em cada localidade e suas principais demandas. Com base nos resultados, a Alcoa elabora seu plano de investimento social para o ano. Os projetos submetidos são analisados e priorizados pelos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, que são formados por diferentes representantes da sociedade em cada localidade. Os projetos selecionados nesta etapa são encaminhados para avaliação e aprovação do Comitê Técnico do Instituto Alcoa.

A aprovação dos projetos é feita de acordo com estratégias pré-definidas pelo Comitê Técnico do Instituto Alcoa, com quatro principais indicadores: alinhamento estratégico, em consonância com os focos e linhas de atuação do Instituto Alcoa; viabilidade financeira e/ou técnica asseguradas para o desenvolvimento da proposta; sustentabilidade, perspectiva de continuidade das ações após o término do apoio do Instituto Alcoa; aprendizagem, estratégias de avaliação e plano de divulgação das ações e resultados do projeto.

E, para garantir a transparência dos investimentos, a cada quatro anos é promovido pelas unidades o Painel Comunitário Alcoa, em que são apresentados os resultados do investimento social realizado nos últimos anos. “Nesse balanço, é possível verificar as melhorias feitas à vida local. Nosso objetivo maior é trabalhar para que as comunidades possam seguir sozinhas depois, trazendo independência e estrutura aos projetos”, ressalta Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

No ano passado, foram investidos R$ 6,9 milhões do Instituto Alcoa e da Alcoa Foundation em 55 iniciativas, incluindo projetos comunitários, Programa ECOA, Projeto Cambará, capacitação dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias e Programas Junior Achievement. Ao todo, mais de 62.000 pessoas foram beneficiadas.

Aprimoramento de Gestão

Em 2015, uma iniciativa de impacto apoiada pelo segundo ano consecutivo foi o Projeto Cambará, que tem o compromisso de auxiliar no aprimoramento da gestão de organizações não governamentais e seu desenvolvimento de planos de ação para fortalecer o papel estratégico que têm nas comunidades que atuam. O Cambará foi realizado em Tubarão (SC), Juruti (PA), São Luís (MA), Itapissuma (PE) e Poços de Caldas (MG), dando continuidade aos trabalhos realizados em 2014 e também iniciando novos temas.

“Projetos como este têm um poder imenso de transformação. Quando apoiamos a formação das organizações, temos a certeza de que elas sairão preparadas para aprimorar sua gestão e o desenvolvimento de projetos, além de promover a articulação e integração de diferentes atores da comunidade. Nosso maior objetivo é contribuir para que nossos parceiros se tornem os protagonistas de suas histórias”, afirma Espadaro.

Todas as informações sobre as iniciativas do Instituto Alcoa estão disponíveis pelo link: https://www.alcoa.com/brasil/pt/info_page/instituto.asp.

 Fabiana Gomes
Analista de Comunicação |Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário