segunda-feira, 7 de março de 2016

Santarém: Aulão de ginástica, recreação e palestra marcam homenagem às mulheres

Três ações serão realizadas pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A primeira ação acontece nesta terça-feira (8), a partir das 9h00, no Centro de Referência da Saúde do Idoso – CRSI, na Av. Rui Barbosa – Centro, com aulão de ginástica e recreação sob o comando das professoras do programa VidAtiva.
À noite, a programação será realizada na Praça das Flores, numa parceria dos programas VidAtiva e Juventude Mulher, da SEMJEL. A partir das 17h, haverá apresentação da Orquestra Sinfônica Maestro Wilson Fonseca; palestra motivacional; aulão de ginástica; escolha da Mulher Empreendedora; escolha da Mulher Destaque e Mulher Vida Ativa; Música ao vivo; e, participação de uma empresa de cursos profissionalizantes com ação de beleza.
A programação que é aberta à comunidade se estende até as 21h, finalizando com o tradicional parabéns e corte de um bolo simbólico em homenagem às mulheres.

Na quarta-feira (9), será a vez do programa Mais Saúde, da SEMJEL, realizar sua ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Será no Bosque da Vera Paz, de 18h30 às 19h30, com aulão de Zumba sob o comando de Zin Silmárlei Gregório. Também haverá show musical e distribuição de lanche saudável aos participantes.
 Assessoria de Comunicação/SEMJEL
Silvia Vieira – 99134:8427
PMS/SEMJEL/CCOM

Comunidade de Água Preta realiza soltura de quelônios

Na última sexta feira (04/03), moradores da Comunidade de Água Preta, região do Aritapera, às margens do Rio Amazonas, realizaram a soltura de mais de 5 mil filhotes de quelônios. 

A ação teve apoio dos fiscais e a equipe de Educação Ambiental da Secretária Municipal de Meio Ambiente (Semma), que palestraram para as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O evento contou também com a participação do Ibama, Colônia de pescadores Z-20 e Projeto Iara.

Os moradores da comunidade mantém o hábito de preservar esses animais, com o objetivo de cuidar para que as crianças possam crescer e continuar usufruindo dessa cultura. De acordo com Adailson Ribeiro da Rocha, presidente da comunidade, “já houve fartura desses quelônios, por isso os moradores estão dando continuidade a esse trabalho para que as crianças que estão vindo agora possam ver a fartura”.

Esta iniciativa é desenvolvida a cerca de 20 anos. Para ter a garantia que os quelônios possam nascer e ter condições de retornar a natureza de maneira segura, os moradores realizam o monitoramento dos ninhos. Esse trabalho começa a ser desenvolvido em setembro, quando são conferidos a quantidade de animais, além disso, os pequenos bichinhos são tratados e alimentados até ficarem prontos para a soltura.
 Assessoria de Comunicação/SEMMA
Tatiane Cardoso – 99164:8455
 PMS/SEMMA/CCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário