quarta-feira, 20 de abril de 2016

Altamira: Inscrições do vestibular para Medicina terminam nesta quarta

Termina nesta quarta-feira (20), o prazo de inscrições no Processo Seletivo para as 60 vagas disponíveis para o curso de Medicina, em Altamira, sudeste do Pará. Até o fim da tarde da última segunda-feira, 18, a Universidade Federal do Pará (UFPA) registrou 7.812 solicitações de inscrição no concurso. Do total de acessos ao sistema de inscrição, 5.151 são pedidos de isenção da taxa de R$ 200,00 cobrados pela inscrição, que podem ser feitos até o final do prazo para participar do certame. Há outras 568 inscrições pagas e os demais 1.093 acessos, correspondem a solicitações de inscrições que dependem do pagamento da taxa para serem confirmadas. O pagamento pode ser feito até o dia 22 de abril

 Provas – O Vestibular especial para Medicina em Altamira será efetuado em três fases.  A primeira prova está agendada para o dia 5 de junho e conterá 45 questões, sendo nove de cada uma das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Literatura.

A segunda etapa está marcada para o dia 3 de julho e terá 45 questões das disciplinas de áreas específicas ligadas a Medicina. São, portanto, 15 questões de Biologia, 15 de Física e 15 de Química. Já a terceira e última etapa envolve uma prova de redação marcada para o dia 31 de julho. Todas as etapas serão eliminatórias e classificatórias.

As aulas para os futuros calouros de Medicina devem começar no segundo semestre letivo da UFPA, que este ano inicia no mês de outubro, devido o calendário de reposição de aulas necessário pela greve de professores e técnicos da UFPA, em 2015.

Infraestrutura já disponível – De acordo com a professora Rosemar Luz, atual representante da graduação, o curso se tornará permanente nos próximos anos e já prevê a oferta de mais 60 vagas para ingresso em 2017. 

“O que torna este projeto especial é poder suprir uma demanda da região, onde a população sofre com o isolamento e a distância e é carente de serviços de saúde. Outro ponto é ampliar a oferta de vagas, pois há estudantes que desejam ingressar nesta carreira, mas não podem se deslocar para Belém onde, até agora, estava concentrada a oferta de cursos de Medicina”, detalha a pesquisadora da UFPA.

O projeto pedagógico do curso está em fase de finalização, o curso de Medicina já conta com 12 professores efetivos e com cinco concursos em edição. Além de contar com a colaboração de docentes do curso de medicina de Belém e áreas afins na UFPA.
O curso também possui sede própria, com salas de aula e laboratórios, que fica no campus de Altamira, onde são sediados os demais cursos locais. 

O primeiro prédio sede foi inaugurado no final de 2014 e os recursos para sua implantação vieram do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), que reúne órgãos e entidades federais, do Estado do Pará, governos municipais e sociedade civil. “Ainda pretendemos construir uma sede maior, pois, desejamos que o espaço se torne um Complexo de Saúde e esta obra deve começar ainda em 2016”, comemora Rosemar Luz.

Serviço- Inscrições para o curso de Medicina em Altamira, de 5 a 20 de abril. Site: No banner “Medicina Altamira”, localizado na lateral direita do site www.ceps.ufpa.br ou diretamente na página do concurso. Informações: (91) 3201-8386; 3201-8387 e 3201.7266 ou na página do concurso. Pagamento da taxa de inscrição de R$ 200,00 até o dia 22 de abril.
 ORM News com informações da UFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário