sexta-feira, 29 de abril de 2016

Dia “D” de vacinação contra gripe será neste sábado (30) /// Caravana do Fazer no Parque da Cidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) disponibilizará aproximadamente 110 postos e 500 profissionais, distribuídos nas zonas urbana e rural do município, para o dia "D" de vacinação contra a gripe que ocorrerá neste sábado (30). Os postos de vacinação funcionarão no horário de 8h às 17h.
Dentro dos grupos de risco, a meta da campanha em Santarém-PA é vacinar aproximadamente 75 mil pessoas, entre crianças que estejam na faixa etária do 4º mês de vida aos 5 anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos recentemente, idosos, trabalhadores que atuam na área da saúde, doentes crônicos e carcerários. Para esses grupos, a vacinação já está ocorrendo desde o dia 19 deste mês nas 75 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

De janeiro de 2016 ao presente momento, a SEMSA registrou 2 (dois) casos positivos de contágio pelo vírus H1N1. Os pacientes, indígenas, provenientes de Novo Progresso-PA, com 1 ano de idade cada, foram internados no mês de abril no Hospital Municipal de Santarém (HMS) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Eles passaram por todos os cuidados médicos necessários, mas por apresentarem quadro clínico de difícil reversão para melhora, não resistiram.

A vacina realiza a imunização após 15 dias de aplicação da dose contra os vírus A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane, típicos no período de chuvas.
  Mais informações: Áurea Lavor – Enfer. da Divisão de Epidemiologia/SEMSA – (93) 99145 6509
Assessoria de Imprensa/SEMSA
Júlio César Guimarães: (93) 99131 7763


Caravana do Fazer promove tarde esportiva no Parque da Cidade

Uma série de atividades serão realizadas pela SEMJEL (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, na área externa do Parque da Cidade. Será uma tarde alegre que além de muita diversão para todos os públicos, marcará o lançamento oficial da Caravana do Fazer.

O mais novo projeto da SEMJEL nasce com a concepção de democratizar atividades de Cultura, Esporte e Lazer às comunidades periféricas, por meio da realização de oficinas (artesanato, dança, contação de história, entre outras); recreação e lazer; esporte (inclusive com a realização de torneios que contemplem os atletas dos bairros atendidos); e, apresentações culturais que podem ser das próprias comunidades, como forma de valorizar e dar visibilidade aos talentos que muitas vezes estão escondidos por falta de uma janela de oportunidade.

Na ação de lançamento da Caravana do Fazer, a população terá acesso a serviços de saúde, como testagem rápida de HIV/Aids e Sífilis disponibilizados pelo CTA, que é parceiro da SEMJEL. Também aferição de PA e anamnese.
Haverá espaço destinado à recreação soba coordenação da própria SEMJEL e atividades lúdicas com os projetos Ciranda das Artes (SEMED) e Cantinho da Leitura (Biblioteca Municipal Paulo Rodrigues dos Santos).

A programação esportiva contará com corrida de mountain bike numa pista que será montada ao lago da Academia Pública do Parque; apresentação da turma do skate, na pista em frente à Praça do Parque; e, I Torneio Esportivo de Futebol de Areia do Trabalhador, com participação de equipes femininas e masculinas.
 Assessoria de Comunicação/SEMJEL
Silvia Vieira – 99134:8427




Nenhum comentário:

Postar um comentário