segunda-feira, 25 de abril de 2016

Governador Simão Jatene recebe visita do embaixador do Reino dos Países Baixos

Na manhã desta segunda-feira, 25, o governador Simão Jatene recebeu a visita do embaixador do Reino dos Países Baixos, Han Peters, que desde 2015 tem buscado aproximação com o Pará para cooperação técnica nas áreas de logística, agronegócio, ciência e tecnologia. Durante o encontro, que aconteceu no Palácio do Governo, o representante do governo holandês e o chefe do executivo estadual conversaram sobre a possibilidade de parcerias nessas áreas. O cônsul honorário da Holanda, Cees Graaf, e a coordenadora de Relações Internacionais do Governo do Pará, Larissa Chermont, também participaram da reunião.

Os Países Baixos são reconhecidos por investir em iniciativas de produção sustentável e de preservação do meio ambiente. “Somos incentivados a reciclar todo o lixo que produzimos. As empresas investem no reaproveitamento e reciclagem de tudo o que produzem, então para nós o lixo não é considerado lixo”, explicou Peters, que pela terceira vez visita o estado em missão diplomática.

Para o embaixador, o Pará tem grande potencial de desenvolvimento sustentável devido o espaço territorial e a importância ambiental diante da riqueza da floresta amazônica. “Nosso país é pequeno, não temos muita terra, por isso tivemos que encontrar soluções de produzir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente. Acredito que algumas experiências que temos podem ser reproduzidas aqui”, avaliou Han Peters, que acredita que a tecnologia é uma grande aliada nesse setor.

O governador Simão Jatene destacou a forma como os Países Baixos investiram em infraestrutura e, principalmente, na relação de respeito no tratamento da água naqueles países. “Um acordo de cooperação técnica seria muito vantajoso para que nós pudéssemos encontrar formas de produção e vida digna para a população que aqui vive. Os rios e florestas da Amazônia são importantes para o mundo todo, então é um desafio de todos produzir preservando essa região”, reiterou Jatene, que defende alternativas de negócios que possam gerar renda sem prejuízo ao meio ambiente.

Han Peters veio ao Pará pela primeira vez em julho de 2015, para conhecer a infraestrutura portuária do Estado e participar do lançamento oficial do Trans 2015 e do II Seminário Internacional Brasil x Holanda, que ocorreu em setembro daquele ano. Na ocasião, ele também visitou o porto de Vila do Conde, em Barcarena, e portos do município de Santarém, no oeste paraense.

O embaixador retornou no mês de setembro do ano passado, para participar da Trans 2015, a Feira de Transportes da Amazônia, quando trouxe uma comitiva de empresários holandeses com interesses de investir na região na área de logística, portos e agronegócio.
Dani Filgueiras - Gabinete do Governador
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário