sábado, 16 de abril de 2016

Publicom abre inscrições no dia 20 com grandes nomes do jornalismo confirmados

Estarão abertas a partir do próximo dia 20 de abril as inscrições para o Encontro Estadual de Comunicação, o Publicom, que ocorre nos dias 2 e 3 de maio, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), terá a participação de grandes nomes do jornalismo brasileiro. Entre os palestrantes confirmados estão Marcelo Canelas (TV Globo), Vinícius Dônola (TV Record), Marcelo Torres (SBT) e Luli Radfahrer (professor e doutor de Comunicação Digital da Universidade de São Paulo). O encontro terá ainda 13 eventos, entre palestras, debates e workshops. O Publicom é voltado aos profissionais de comunicação de órgãos públicos, como Governo do Estado, poderes Legislativo e Judiciário e prefeituras municipais. No momento está sendo feita a pré-inscrição desse público, a partir de ofício-convite e solicitação de link para inscrição pelo e-mail publicom@secom.pa.gov.br

Depois desta etapa, a partir do dia 20, serão abertas vagas para profissionais e estudantes de comunicação. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente no site www.secom.pa.gov.br/publicom, no qual a programação completa também estará disponível. A expectativa da organização é que 500 pessoas participem, por dia, do evento.

“O que queremos com o Publicom é diminuir as fronteiras que distanciam os municípios, e isso pode ser feito por meio da comunicação. Entender, absorver as informações que são produzidas nos municípios do Pará vai fazer com que nos comuniquemos melhor, integrando ainda mais as diferentes regiões”, diz o diretor de Comunicação Institucional da Secom, Antônio Neto.

Integração - Integrar a comunicação a fim de oferecer um produto final completo, bem feito e profissional, chegando a toda sociedade, é o objetivo da comunicação social do governo estadual. Quando a Secom ainda era Coordenadoria de Comunicação Social (CCS), então chefiada pelo jornalista Nélio Palheta, eventos com este objetivo já existiam. 

Em 2005, por exemplo, ocorreu o Maxxcom, encontro de comunicação voltado para profissionais que atuavam no governo, profissionais da imprensa e estudantes. Em 2013, foi a vez do Publicom, voltado exclusivamente para servidores do governo. Em 2015 e neste ano, três edições regionais do encontro chegaram às cidades de Xinguara, Bragança e Redenção.

“O Publicom é um importante evento de atualização, qualificação e capacitação dos profissionais de comunicação do governo. Ano passado, interiorizamos e ampliamos o público-alvo. 

Agora retornamos para Belém, num formato bem maior. Qualificando e debatendo com os profissionais, certamente podemos juntos melhorar os processos e formas da comunicação dos órgãos com o público, aperfeiçoando o diálogo com a sociedade, por meio do atendimento da imprensa ou diretamente, como é possível hoje com as redes sociais, por exemplo. Por isso, agradecemos muito pelo apoio que tivemos de diferentes órgãos e instituições para promover esse evento", diz o secretário de Comunicação do Estado, Daniel Nardin.

Para Vinícius Dônolas, repórter da TV Record, o encontro será importante para discutir um novo momento comunicacional. “Falar do chamado novo jornalismo ou jornalismo das novas tecnologias é sempre um prazer e uma profunda responsabilidade, sobretudo na região Norte do país, que é um manancial de pautas para o jornalismo que eu conheço. É uma região que tem muito a falar para o Brasil e para o mundo, sobretudo e principalmente com essas ferramentas que fazem com que aquilo que chamávamos anteriormente de telespectador seja hoje o nosso colaborador na produção de conteúdo”, enfatiza o jornalista.

O Publicom é organizado pela Secretaria de Estado de Comunicação e conta com o apoio da Assembleia Legislativa, Simineral e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e terá palestras oferecidas pelas emissoras Cultura, Liberal, Record e SBT, além de contar ainda com apoio operacional da Escola de Governança Pública (EGPA) e Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).
Bianca Teixeira - Secretaria de Estado de Comunicação
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário