quinta-feira, 7 de abril de 2016

Santarém tem pelo menos nove pré-candidatos à prefeitura

Nomes serão confirmados nas convenções de 20 de julho a 5 de agosto. Empresários, advogado e delegado estão entre nomes indicados. O município de Santarém, no oeste do Pará tem pelo menos nove pré-candidatos à prefeitura nas eleições de 2016, entre eles o atual prefeito Alexandre Von. Os nomes indicados deverão ser confirmados durante as convenções partidárias, realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. No dia 2 de abril encerrou o prazo para filiação partidária dos políticos que querem ser candidatos nas eleições deste ano. Alexandre Von (PSDB)                                                              

Atual prefeito de Santarém, Alexandre Von já é o nome definido pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) à pré-candidatura. A legenda deve aguardar a convenção para oficialização do gestor na disputa à reeleição na Prefeitura de Santarém.


Nélio Aguiar (DEM)
O partido Democratas (DEM) apontou como pré-candidato a prefeito o médico Nélio Aguiar. A definição do nome ocorreu ainda em março. Segundo Aguiar, o principal motivo que levou a legenda partidária a indicá-lo foi o desempenho na última eleição. Como candidato ao cargo de deputado federal ele foi o mais votado em Santarém, no ano de 2014, obtendo 41.179 votos. A pré-candidatura de Aguiar deve ser lançada oficialmente este mês. Nélio já foi vereador, deputado estadual e secretário municipal de saúde e de planejamento.


Olavo das Neves (PRP)
O empresário Olavo das Neves foi indicado como pré-candidato a prefeitura pela direção nacional e estadual do Partido Republicano Progressista (PRP). A indicação do nome ocorreu após vários encontros da legenda. Neves é aposta pelo trabalho que desenvolveu a frente da presidência da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), como presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) e atualmente desenvolve ações na presidência da Companhia Desenvolvimento Econômico do Pará (Codep), além de ter participado do processo do Plebiscito do Estado do Tapajós.


Socorro Pena (PT)
Entre os nomes que figuram na lista de pré-candidatos está também o da professora mestre Socorro Pena. Ela é indicação do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi escolhida entre quatro nomes citados durante encontro interno do partido.


José Maria do Tapajós (PR)
Pelo Partido da República (PR), o ex- vereador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, José Maria Tapajós é o nome indicado à pré-candidatura. Conforme o partido a decisão foi tomada em março durante encontro regional que contou com a presença do presidente de honra da legenda. Segundo o partido, a escolha de Tapajós ocorreu por causa da representatividade que exerce em Santarém em 26 anos de vida pública. Ele foi prefeito interino do município por quase seis meses.


Delegado Luís Paixão (PROS)
O delegado de Polícia Civil Luís Paixão é a aposta do Partido Republicano de Ordem Social (PROS). A definição dele como pré-candidato a prefeito ocorreu no mês de março. O delegado atribuiu a escolha aos trabalhos desenvolvidos por ele na área policial em Santarém. Essa é a primeira vez que o profissional se pré-candidata a um cargo político. A legenda planeja fazer uma campanha voltada para a ordem social. 


Alysson Pontes (PSD)
O advogado especialista em direito público, Alysson Ponte figura como pré-candidato do Partido Social Democrático (PSD). Ele era filiado ao PP e aproveitou a janela partidária para a mudança de legenda. Há 16 anos atuando como advogado, é a primeira vez que o a profissional tenta um cargo político.  O partido acredita na pré-candidatura do profissional tendo em vista a construção de ideias e mudanças para Santarém.


Darllan Maia (PTB)
Empresário há 15 anos em Santarém, quem também está anunciado como pré-candidato é Darllan Maia, pelo Partido Trabalhista Brasileito (PTB). A decisão foi tomada em setembro de 2015 e reafirmada em março no encontro regional envolvendo diretório estadual e municipal da legenda. O partido, que não estava atuante no município ganhou o apoio dos vereadores Silvio Neto e Maurício Corrêa que aproveitaram a janela partidária e se filiaram ao PTB. Maia foi candidato a vereador em 2012 e ficou como suplente.


Marcela Tolentino (Solidariedade)
Quem também está anunciada como pré-candidata ao cargo de prefeito é a vereadora Marcela Tolentino. Ela é indicação do Partido Solidariedade. A vereadora está no seu terceiro mandato consecutivo na Câmara de Vereadores de Santarém e isso foi visto como algo positivo pelo diretório nacional e regional da legenda para indicar o nome de Marcela a pré-candidatura.


Outras possíveis pré-candidaturas são de Márcio Pinto (PSOL) e Rubson Santana (PRTB). O G1 entrou em contato com os dois para confirmar as indicações, mas sem sucesso.
(G1 Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário