segunda-feira, 30 de maio de 2016

Do balé para o tatame...nasce uma campeã do Karatê // Programação Semana do Meio ambiente

O jeito meigo e sorridente de Monã Rita Vianna de Oliveira, escondem a força e a determinação da menina que anos 12 anos de idade, já acumula os títulos de: Campeã paraense kata e kumitê – 2014; terceiro lugar kata, no brasileiro – 2014 CKIB; segundo lugar kata e kumitê, na Copa Tapajos 2014; campeã de kata e segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2015 CKIB; campeã de kata e terceiro lugar no kumitê, brasileiro – 2015 JKA; terceiro lugar de kumitê, no Sulamericano – 2015 JKA; e, segundo lugar no kumitê, brasileiro – 2016 JKA. O desempenho de Monã em competições oficiais de Karatê a credenciaram para ser uma das condutoras da Tocha Olímpica no revezamento que acontece em Santarém, no próximo dia 17 de junho.
 A paixão pelo katarê nasceu há pouco mais de dois anos. Após seis anos de balé, Monã procurou fazer uma Arte Marcial, foi quando teve início a paixão pelo karatê, em janeiro de 2014. Em pouco tempo de treinamento, os Senseis observaram que Monã tinha potencial para representar a academia em competições dentro do Estado e os resultados foram tão expressivos que a carateca logo foi convocada para participar de competições nacionais, onde sempre conseguiu colocação de destaque.

Em setembro de 2015, Monã participou da primeira competição internacional, integrando a Seleção Brasileira, onde conseguiu a terceira colocação, mesmo sendo a menos graduada entre todas as competidoras.

Monã é uma criança que apesar do tamanho, ainda tem muita pureza, procura se relacionar bem com os colegas da escola, é muito dedicada nos estudos e segue uma rotina bem simples de uma criança normal. Aos poucos vem descobrindo as redes sociais, mas não esquece as bonecas. Aliás, um dos seus passatempos preferidos é brincar com sua irmã Manuela de apenas seis anos de idade, também praticante de Karatê e possuidora de títulos nacionais.

Monã sonha em poder ajudar as pessoas por meio dos ensinamentos aprendidos com o karatê, e, também representar o país em uma olimpíada. Como tem paixão por animais, sonha em ser uma competente médica veterinária, no futuro.
Atualmente, Monã cursa a 7ª série do ensino fundamental, no Colégio Dom Amando.
Silvia Vieira - Assessoria de Comunicação/SEMJEL
Programação Semana do Meio ambiente

Será realizado de 03 a 07 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com atividades voltadas para alunos da rede municipal e acadêmicos de universidades públicas. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Escola Municipal de Educação Ambiental Escola do Parque.

Meio Ambiente e Responsabilidade Social, é o tema deste ano. O objetivo é desenvolver ações educativas sobre questões e problemas ambientais, conscientizando sobre a necessidade de proteção e preservação do meio ambiente. A comemoração é alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho.

Confira a programação:
Dia: 03/06/2016- Abertura
Local: Escola Municipal de Educação Ambiental Escola do Parque
Público: Acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Horário: 08h às 12h
Atividades:
-Conversa sobre a importância do Meio Ambiente
-Trilha ecológica (Parque da Cidade).
-Palestra sobre as experiências na educação ambiental das escolas municipais: Escola do Parque e Escola da Floresta.
-Evento: II Seminário Universidade em Diálogos Sustentáveis: educação ambiental crítica e transformada, principais desafios e perspectivas.
-Responsável: Professora Caroline Macedo (Escola do Parque) e Professora Márcia (Escola da Floresta) - Representando o Oeste do Pará.
Local:  Universidade Federal do Pará – Belém-PA
Horário: 08h às 17h

Dia: 04/06/2016
Atividade: Oficina de reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos
Responsáveis: Professores Joselito Goes e professora Lizandra Santiago
Local: UFOPA Campus Rondon (térreo)
Horário: 14h30 às 17h30

Dia: 06/06/2016
Atividade: Oficina de reaproveitamento de resíduos orgânicos e inorgânicos, Oficinas de Metarreciclagem e palestra lúdica sobre alimentação saudável.
Parceiros: Núcleo Tecnológico de Metareciclagem- NTM/SEMED
Local: Escola Municipal São Francisco- Comunidade Igarapé Açu
Horário: 08h às 12h
Público: Alunos, professores, gestores e comunitários

Dia: 07/06/2016
Atividades: Palestra lúdica sobre a importância do Meio Ambiente e combate ao mosquito Aedes Aegypti, teatro ambiental e pintura facial
Parceiros: coordenação Saúde na Escola e Ciranda de Artes/SEMED
Local: Escola Municipal de Educação Ambiental Escola do Parque
Horário: 08h às 12h
Público: Alunos e professores da UMEI Vitória Régia
Assessoria de Comunicação/SEMED
 Gleicy Lira – 99130-0090


Nenhum comentário:

Postar um comentário