quarta-feira, 11 de maio de 2016

Estado e Marinha do Brasil debatem parcerias durante encontro em Belém

Representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual participaram de um encontro, a bordo do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Garcia D’Avila, a convite da Marinha do Brasil, em homenagem aos 400 anos de Belém. O encontro contou com a presença do governador Simão Jatene; do prefeito Zenaldo Coutinho; do Almirante de Esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, diretor de navegação; do Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, comandante do 4º Distrito Naval, entre outros.

As autoridades presentes conheceram toda a estrutura da embarcação, que aportou na capital paraense na madrugada desta terça-feira depois de participar de uma missão de paz no Haiti. “Estamos felizes em receber os representantes dos três poderes estaduais no navio da esquadra. É muito significativo passar por Belém no momento dos seus 400 anos, assim como é muito gratificante receber as autoridades que têm feito com que a Marinha se sinta efetivamente parte do Estado”, afirmou o Vice-Almirante Alípio Jorge. O navio foi apoiar a tropa brasileira no Haiti levando pessoal e material, e deve ficar em Belém até a próxima quinta-feira (12), quando segue para o Rio de Janeiro.

Durante o encontro, o governador Simão Jatene ressaltou a importância da atuação da Marinha nos rios da Amazônia. “Essa é uma instituição com um alcance muito importante, que chega aos locais mais distantes da nossa região, fiscalizando e protegendo o território. A presença da Marinha nos dá a noção de brasilidade e faz parte da história do próprio Estado, tão bem servido pelas águas”, ressaltou Jatene.

Para o comandante do 4º Distrito Naval, a integração cada vez maior entre a instituição das forças armadas e o governo do Pará garante a sua atuação mais forte em todo o território. “É importante que a Marinha conheça os projetos do governo e o governo conheça também o trabalho da Marinha para que possamos somar esforços. Temos muitas necessidades, muitas demandas e precisamos trabalhar em conjunto, pois só assim teremos eficiência nas nossas atividades, sempre contribuindo para o desenvolvimento da região. E cada vez mais o país precisa disso”, destacou o Vice-Almirante. 

A Marinha desenvolve atividades que vão desde as de caráter militar tradicional, de patrulha dos rios, do mar, de preparação de defesa do país contra ameaças estrangeiras, até as ações voltadas para as atividades marítimas como segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.

Também participaram do encontro o Major-Brigadeiro-do-Ar Carlos Minelli de Sá, Comandante do I Comar; o comandante da embarcação Juarez Cardoso Filho; o conselheiro Luis Cunha, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE); a desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, representante do Tribunal de Justiça do Estado (TJE); da presidente da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar), Milva Cabral Rebelo; o juiz auditor José Maurício Pinheiro de Oliveira, da Justiça Militar Federal; o Coronel Fernando Augusto Dopazo Noura, Chefe do gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) e o Tenente Coronel César Maurício de Abreu Mello, Chefe da Casa Militar do Estado. 
Por Lidiane Sousa - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário