quarta-feira, 25 de maio de 2016

Festival gastronômico promove formação para estudantes, profissionais e interessados

Comida de rua invadindo as festas, novas receitas feitas a partir da maniva, sorvetes caseiros com ingredientes paraenses e aula especial para crianças. Essas são apenas algumas das opções de aulas de culinária que o 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior festival de gastronomia da Amazônia, traz para Belém durante esta semana. A partir desta quinta (26) até domingo (29), serão dezoito aulas ministradas por chefs renomados locais e nacionais, sempre nos horários de 15h, 17h, 19h, 21h e 23h.
 “Trata-se de capacitação e melhoria para aqueles que já são cozinheiros e estudantes de Gastronomia, mas também para donas de casa e gourmets. Os chefs têm experiências variadas, cada um atua em uma área diferente e diversa. Todas as aulas têm receita e qualquer um pode participar, basta querer aprender a cozinhar”, convida Joanna Martins, diretora executiva do Instituto Paulo Martins, que promove o festival.
           
 Chefs renomados como Alex Atala e Claude Troisgros ministram as aulas mais procuradas, por isso terão uma estrutura diferenciada para o evento, que será uma espécie de “aula show”. A aula “Queima, queima: o fogo no dia a dia da cozinha do Remanso”, do chef paraense Thiago Castanho, também será neste formato. “Vamos falar sobre a origem da inspiração para usar a brasa e algumas dicas de como usá-la: cozinhando abafado, salteado na brasa, assado em folhas”, explica o chef, que comanda a cozinha do Remanso do Bosque.
            
Do sorvete, passando pela mandioca e chegando a comida de rua, as aulas atendem vários tipos de interesses. A chef Priscila Herrera, por exemplo, investe na culinária saudável: “Técnicas de pães sem glúten e farinhas especiais, como preparar queijo à base de castanhas, como substituir o creme de leite por queijo de castanhas e muito mais”. A aula da chef Morena Leite, de São Paulo, é especial para crianças, e vai ensinar receitas divertidas para os mini chefs.
           
 Todas as aulas de culinária custam R$70 cada e serão no quarto piso do Shopping Boulevard. Os ingressos já estão à venda no mesmo local e pelo site www.veropesodacozinhaparaense.com.br, podendo ser comprado na hora, mas o ideal é se programar e garantir logo uma vaga.

Criado pelo chef Paulo Martins, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense busca promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. Nesta edição, o evento tem o apoio institucional do Governo Estadual do Pará por meio da SETUR e da Prefeitura de Belém, apoio e parceria do Sebrae/PA, Unama, Tramontina, Jornal e TV Liberal, Revista Prazeres da Mesa, Tim e Shopping Boulevard.        

Hora
26/05 (quinta)
27/05 (sexta)
28/05 (sábado)
29/05 (domingo)
15h

Pablo Oazen (MG) – “Minas é Muitas! E o Pará Trenzão só”
Pedro de Artagão (RJ) – “Mar cru brasileiro”
Priscila Herrera (SP) – “Cozinha natural, criativa e gostosa”
Morena Leite (SP) – “Criança na cozinha”
17h
Almir da Fonseca (EUA) – “Made in Pará”
Fabio Vieira (SP) – “Quando um paulista encontrou Paulo Martins”
Alberto Landgraf (SP) – “Vegetais não vegetarianos”
Eliane Passerine (SP) – “Como fazer um café, em casa, ainda mais gostoso”
19h
Ilca do Carmo (PA) – “Molhos e condimentos em versões papa-chibé”
Felipe Gemaque (PA) – “Comida de rua invadindo as festas”
Daniela Martins (PA) – “Égua mano, nem te conto, essa maniçoba ainda vai dar muito caldo”
Marcia Garbin (SP) – “Fazendo sorvetes deliciosos em casa”
21h
Carlos Kristensen (RS) – “Produtos e ingredientes do RS”
Ofir Oliveira (PA) – “Mandioca, o sabor do Brasil”
Rivando França (PE) – “Menos sal e mais emoção”
-
23h
Aula show – Claude Troisgros: “Ingredientes da Amazônia na cozinha de Claude Troisgros”
Aula show – Thiago Castanho: “Queima, queima: o fogo no dia a dia da cozinha do Remanso”
Aula show – Alex Atala: “A cozinha brasileira de Alex Atala”
-

Serviço
Aulas de Culinária – 14º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
Data: 26, 27, 28 e 29/05
Hora: 15h, 17h, 19h, 21h e 23h
Local: Quarto piso do Shopping Boulevard
Ingressos e mais informações: www.veropesodacozinhaparaense.com.br ou quiosque no quarto piso do Shopping Boulevard.
Iaci GomesAnalista |Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário