sexta-feira, 6 de maio de 2016

Governo entrega sete ambulâncias para municípios do interior

O Governo do Estado entregou, na tarde desta quinta-feira, 4, sete ambulâncias destinadas ao atendimento de demandas da área de saúde nos municípios de Igarapé-Açu, São João de Pirabas, Igarapé-Miri, Paragominas, Curuçá e Trairão. As ambulâncias são fruto de emendas parlamentares e de um investimento de R$ 525 mil do Governo do Estado. O chefe da Casa Civil, José Megale, que representou o governador Simão Jatene na ocasião, recebeu os prefeitos e demais autoridades dos municípios contemplados, juntamente com a secretária adjunta de Saúde, Heloísa Guimarães.

As ambulâncias vão garantir um reforço no atendimento dentro dos municípios. A secretária adjunta de Saúde, Heloisa Guimarães, lembrou que a unidade básica de saúde é a porta de entrada para o atendimento hospitalar. “Isso tudo precisa estar interligado. E nós precisamos estar unidos. Só quem está em sofrimento é que sabe o quanto é preciso oferecer um ambiente tranquilo, um transporte seguro, ter uma maca para se deitar e entende a importância do evento de hoje”.

A secretária lembrou que as distâncias no Pará, da sede que realiza o atendimento até o local onde o paciente se encontra, são muito grandes. “É preciso passar, muitas vezes, por pontes, atravessar rios e pegar balsas. Por isso, oferecer um transporte seguro, de qualidade, agradável, tranquilo, é bem melhor”.

O chefe da Casa Civil, José Megale, explicou que momentos como esse representam a materialização do trabalho em conjunto do Poder Executivo com o Poder Legislativo. “O Governo do Estado entende a necessidade de aproximar o parlamento da sua base e possibilitar que o deputado possa ter uma ação mais direta junto aos municípios e à comunidade”.

Ainda segundo José Megale, a entrega das ambulâncias é fruto de um esforço do Governo do Pará em disponibilizar recursos para a execução dessas emendas. “Materializa também a harmonia hoje existente entre os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, no Estado do Pará. Cada um buscando, com muita responsabilidade, o desempenho das suas funções constitucionais, para o enfrentamento das dificuldades que todos nós vivemos”.

O deputado Márcio Miranda, representando o Poder Legislativo na entrega das ambulâncias, disse que a escolha dos municípios contemplados pelos deputados é fruto do trabalho de corpo a corpo do legislativo. “Quando o deputado está naquele município e verifica as dificuldades daquela localidade. Essas entregas, então, são fruto de todo esse trabalho do legislativo”.

O deputado reforçou a importância de participar dessas entregas. “Para nós é importante valorizar isso, tem um simbolismo. Porque o parlamento não executa, mas nós temos a propriedade de determinar, de aconselhar o que o executivo faz. É a materialização de todas essas andanças pelo Pará”. 

O Prefeito de Igarapé-Miri, Roberto Pina, destacou que essa era uma das necessidades do seu município. “Nosso município precisa de seis ambulâncias, porque nós temos quatro postos de saúde, em zona rural, dentro de estradas, além da cidade. Então a ambulância para nós é um grande passo. É uma ajuda imediata para Igarapé-Miri, porque a ambulância chega e já está servindo à sociedade”.

Já a prefeita de Igarapé-Açu, Sandra Miki Uesugi Nogueira, reforçou a importância desse atendimento realizado pelo Governo do Pará. “Hoje a gente faz atenção básica no nosso município e sabemos que não temos a estrutura para resolver algumas situações que fogem ao nosso alcance. E, com essa ambulância, vamos poder transferir os pacientes para outros municípios que nós temos pactuação. Realmente, nessa crise, a gente precisa desse apoio do Governo do Estado”.

As emendas parlamentares que garantiram as ambulâncias foram de autoria dos deputados Marcio Miranda, Milton Campos, Junior Hage, Renato Ogawa, Thiago Araújo e Hilton Aguiar, também presentes na cerimônia.
Por Silvia de Souza Leão -= Agência Pará

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