segunda-feira, 9 de maio de 2016

Mais de 27 mil carteiras de gratuidade foram emitidas no Pará

A carteirinha de aposentado do suboficial da Marinha, Humberto Melo, 47 anos, ainda cheira a nova. Depois de dedicar 30 anos da sua vida às forças armadas, hoje, ele só quer saber de curtir sua aposentadoria, adquirida por tempo de serviço, ao lado dos filhos. Quem comemora esta nova fase é Esthefany Melo, 17 anos, a filha caçula do militar. “Ela foi a minha maior motivadora para tirar a carteirinha. Se antes, já vivíamos no cinema, agora então!”, enfatiza Humberto. O suboficial fez valer o seu direito e procurou a Secretaria Estadual  de Cultura (Secult) para solicitar a carteira de gratuidade. Ela é oferecida a idosos, pessoas com deficiências e aposentados. Segundo a Secult, 27.205 carteiras já foram emitidas, sendo 441 só no período de janeiro a abril deste ano.

Humberto conta que ficou sabendo do serviço de emissão de carteira de gratuidade através do irmão, que também já está aposentado. “Ele me explicou como deveria fazer. Fui lá na Secult e tudo foi muito rápido, sem burocracia nenhuma. No mesmo dia já saí com a minha carteirinha”, recorda.

Ao mostrar o documento, a pessoa tem acesso gratuito à cinema, teatro, shows e estádios de futebol. Porém, vale ressaltar que fica a critério de cada estabelecimento estipular a quantidade de ingresso a ser disponibilizado. “A carteira vale para todo o estado do Pará. Deixamos a cargo dos lugares essa quantidade, sempre prezando por regras que garantam a segurança das pessoas”, afirma Jane Santos, gerente de material da Secult.  

Para tirar a carteira de gratuidade basta se dirigir até a Av. Generalíssimo Deodoro, nº 657, entre rua Boaventura da Silva e rua Domingos Marreiros, em Belém, e é realizada de segunda a quarta-feira, de 9 as 12h. Para mais informações: 4009-8718.

Para retirar a carteira são necessários alguns documentos:
Idosos
- Carteira de identidade e cópia;
- Comprovante de residência e cópia;
- 02 fotos iguais, coloridas e recentes no tamanho 3x4

Pessoas com deficiências:
-Carteira de identidade e cópia;
- Comprovante de residência e cópia;
- 02 fotos iguais, coloridas e recentes no tamanho 3x4;
- Laudo médico conclusivo e cópia

Aposentados:
- Carteira de identidade e cópia;
- Comprovante de residência e cópia;
 - 02 fotos iguais, coloridas e recentes no tamanho 3x4;
- Carta de concessão de aposentadoria e cópia
 Bianca Teixeira - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário