quinta-feira, 30 de junho de 2016

Câmara aprova criação de hospital veterinário em Belém

A Câmara de Belém aprovou nesta quinta-feira (30), o projeto de lei que prevê a criação do Hospital Veterinário Público de Belém. A unidade deverá atender a cães e gatos da população de baixa renda da capital paraense. O projeto de autoria do vereador Doutor Chiquinho (PSOL) foi aprovado com maioria dos votos. A matéria tramita na Câmara desde 2013 e foi incluída na pauta depois que a Frente Parlamentar de Defesa e Proteção Animal conseguiu mais de 20 assinaturas de vereador apoiando o projeto. A votação encerrou no início da tarde, após intensa pressão dos protetores de animais presentes nas galerias da CMB. A votação aconteceria na última terça-feira (28), mas acabou adiada para hoje por falta de quórum. 

No Facebook, os protetores, em especial os ligados ao abrigo Au Family, comemoraram a aprovação do projeto. 'Duas vezes não houve votação por não haver o número de vereadores suficiente na casa, mas hoje deu tudo certo. Agora é meter ficha na execução. E nós não relaxaremos. Somos lutadores natos. Não deixaremos passar. Cobraremos até ver as portas abertas e os atendimentos acontecendo', escreveram os responsáveis pelo abrigo na rede social.
                        Foto: Reprodução (Facebook)
A proprietária do Au Family, Raquel Viana, responde a um Termo Circunstanciado de Ocorrência por poluição ambiental. Segundo a Polícia Civil, a Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) apura denúncias de moradores vizinhos do abrigo, localizado em Outeiro, de barulho excessivo dos animais, poluição ambiental e mau-cheiro exalado pelo abrigo.
Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves estiveram no local para averiguar a situação. 

O laudo apontou poluição ambiental devido ao despejo de urina, fezes e restos de comida na rede de drenagem da rua, sem tratamento adequado. Os peritos não atestaram maus tratos de animais no abrigo. Agora o caso vai o Juizado Especial de Meio Ambiente. 
(ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário