quarta-feira, 29 de junho de 2016

ENCONTRO DISCUTE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Será nesta quinta-feira (30), a partir das 8h30, a VI Reunião Ampliada de Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos. O tema abordado é: “Trabalho Infantil: Avaliar e Avançar”, em alusão ao dia 12 junho, marcado como o Dia de Combate ao Trabalho Infantil. A programação de abertura será no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM). A realização é da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Baixo Amazonas (Cerest/BAM). Segundo a coordenadora do Cerest/BAM, Sabina Lima, o 12 de junho marca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes desde 2002 e neste sentido a Organização Internacional do Trabalho (OIT) propõe o desenvolvimento de ações a serem realizadas a nível mundial com o objetivo de extinguir a exploração do trabalho infantil.
 “No Brasil a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e diversos órgãos do governo federal, além dos governos estaduais, municipais, distrito Federal e instituições privadas tem por objetivo chamar atenção de todos para o desenvolvimento de ações intersetoriais, cujo objetivo principal é garantir os direitos de crianças e adolescentes, assim como resguardar a integridade física dos mesmos”, destaca a coordenadora.

Para 2016, o tema da campanha de combate ao trabalho infantil foi escolhido por ser parte integrante dos direitos de crianças e adolescentes, levando à reflexão e ao desdobramento de ações intersetoriais. 

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST/ Baixo Amazonas vem trabalhando efetivamente no desenvolvimento de ações, de acordo com o preconizado pela OIT, voltadas à proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes que ingressam precocemente no mercado de trabalho, pois esse retira o direito à formação de qualidade e ratifica um ciclo de exclusão
 Assessoria de Comunicação/SEMSA
Júlio César Guimarães – 99131:7763
 PMS/SEMSA/CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário