quinta-feira, 2 de junho de 2016

Governador e jovens empresários debatem sobre desenvolvimento

O governador Simão Jatene participou, nesta quinta-feira (2), no Palácio do Governo, de encontro com participantes da assembleia geral da Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaj), que ocorre em Belém. Na ocasião, Jatene apresentou as principais atividades econômicas desenvolvidas no Pará e destacou a importância de encontrar um denominador comum que permita o desenvolvimento da produção concomitante à preservação do meio ambiente. “Preservar é uma forma de produzir, e isso precisa ser reconhecido”, reiterou o governador, ao afirmar que a Amazônia tem a condição natural de ser prestadora de serviços ambientais em escala planetária. “Se a Amazônia tem esse perfil, isso nos impõe rediscutir o próprio sentido de produção, tirando o conceito de produção dos manuais de economia para a produção da vida. 


Se isso é verdade, então preservar rios e florestas na Amazônia é uma forma de produzir condições de reprodução da vida no planeta e como tal é algo que precisa ser precificado, que deve ser pensado não como uma trava, mas como um ativo”, avaliou Simão Jatene.

O governador disse ainda que o padrão econômico adotado na Amazônia atende muito mais a interesses nacionais do que contribui, de fato, para o desenvolvimento regional. “A gente tem uma história extrativista, e o tempo nos ensinou que essa modalidade tem uma forte marca, que é gerar riqueza muito mais para fora do que no local onde ocorre a extração”, avaliou, ao falar da importância de planejar estratégias para combater essa “forma errada” de desenvolvimento.

O presidente do Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Pará (Conjove), Eduardo Yamamoto, destacou a importância do encontro. “A gente entende que o governo vem fazendo um planejamento, que não é um plano de governo, mas um plano de Estado", garantiu. Para o presidente do Conaj, Fernando Milagre, o encontro foi positivo para todos os setores envolvidos. 

“É muito bom ver o governo chamar o setor produtivo para esse debate do que vem sendo feito e do que se pensa para o Estado. A gente percebe com isso a valorização do governador com as entidades empresariais  e com os jovens, em particular", afirmou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, reforçou a necessidade da união de todos os atores, governo e iniciativa privada, em um grande pacto por um novo modelo de produção e desenvolvimento de forma sustentável, que gere riquezas para a sociedade da Amazônia. “A revolução de fato está no grande eixo que ligará todos esses pontos de atuação do governo, que é a inovação", reiterou o secretário.

Pela primeira vez Belém recebe a assembleia geral ordinária da Conaje, que está na 77ª edição. Jovens empreendedores e empresários de várias regiões brasileiras participam do encontro, que ocorre na sede da Associação Comercial do Pará (ACP) para discutir projetos e ações de fomento ao ecossistema empreendedor no país.

Durante três dias, as instituições filiadas à confederação de todas as regiões do Brasil, diretores e coordenadores da Conaje, parceiros, autoridades e demais convidados, debatem temas que impactam direta e indiretamente a vida do jovem empresário e empreendedor, além de servir de oportunidade para traçar estratégias voltadas para a construção e o fomento de um ecossistema mais empreendedor e inclusivo. (Colaborou Rafael Sobral, Ascom Sedeme)
Por Dani Filgueiras - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário