sexta-feira, 1 de julho de 2016

Instituto Alcoa inicia doações de 9 mil livros a escolas municipais de seis Estados



A iniciativa faz parte do programa ECOA que tem como objetivo oferecer benefícios e materiais pedagógicos, assim como auxílio no desenvolvimento de projetos
 O Instituto Alcoa, entidade sem fins lucrativos que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, doará mais de 9.000 livros a escolas municipais. São 300 livros por escola, média de 10 exemplares de cada título. Todos os exemplares fazem parte da Biblioteca ECOA, uma das iniciativas do programa ECOA. O volume de livros é quase duas vezes superior ao entregue em 2015, onde o mesmo programa distribuiu 4.650 unidades para 31 escolas.
 “Os projetos do Instituto Alcoa sempre tiveram o conhecimento e a diversão alinhados à ideia de despertar o interesse de crianças e adultos. A meta é fortalecer a cultura da sustentabilidade nas localidades por meio da realização de atividades com alunos e professores”, conta Monica Espadaro, Gerente de Projetos do Instituto Alcoa.

O programa ECOA, iniciado em 2011, é uma parceria do Instituto Alcoa com as Secretarias Municipais de Educação e a empresa Evoluir, que oferece benefícios às escolas envolvidas, como acompanhamento e materiais pedagógicos, auxiliando no desenvolvimento de projetos; bases conceituais e metodológicas, entre outras ações. No ano passado, o programa ECOA impactou positivamente mais de 14 mil alunos de 31 escolas municipais.

Entre as várias atividades desenvolvidas ao longo de 2015 pelo Instituto Alcoa destacam-se a Missões ECOA, executadas no contraturno escolar em formato de jogo colaborativo com foco na interação com o meio ambiente. Outra iniciativa foi a realização das seis edições do Dia ECOA, evento com show de ciências direcionado a alunos e professores das escolas participantes do Programa ECOA. Fez parte do calendário também a entrega do Nau dos Mestres às escolas participantes. 

A ação consiste em um laboratório de ciências móvel composto por quatro caixas que abordam um conjunto de temas relacionado à ciência, artes e sustentabilidade. As experiências são sempre apresentadas no formato de missões e os personagens juntamente com os mestres tem a tarefa de solucionar as histórias contadas nos livros. O Baú das Artes também foi um importante reforço ao processo de ensino-aprendizagem realizado em 2015 pelo Instituto Alcoa. O programa oferece um rico acervo de literatura, vários jogos didáticos, brinquedos, fantoches, banda rítmica, fantasias, entre outros itens. 

Sobre o Programa ECOA
O Programa ECOA é uma iniciativa do Instituto Alcoa, em parceria com as Secretarias de Educação, que tem como objetivo fomentar a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, por meio de processos de educação socioambiental voltados para valores humanos, conhecimentos, habilidades e atitudes. 

O Programa acontece em duas etapas: a primeira de capacitação dos professores e a segunda de promoção de atividades com os alunos, com idade entre 9 e 12 anos, no contraturno escolar, com o objetivo de promover transformações positivas nos relacionamentos entre as crianças e nas relações delas com o meio ambiente. Além disso, os funcionários da Alcoa participam de ações de voluntariado nas escolas e na comunidade para estimular atividades como coleta de óleo usado, plantio de árvores, limpeza de áreas, entre outras.

Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio de Programas de Voluntariado, Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, Programa de Apoio a Projetos e Iniciativa Globais. 

Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança. Desde 1995, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation investiram cerca de R$ 105 milhões em mais de 2.000 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.
Fabiana Gomes - Temple

Nenhum comentário:

Postar um comentário