quinta-feira, 28 de julho de 2016

Jogo oferecido por equipe do Detran atrai crianças e adultos em praias do Pará

 O jogo Trilha, que contém perguntas e respostas sobre comportamento seguro de pedestres, ciclistas e condutores, sinalização e outras normas básicas de trânsito, é uma das atrações da programação educativa realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) nos principais balneários do Pará, dentro da Operação Verão 2016. O jogo, que atrai a atenção de crianças e adultos, ajuda na conscientização sobre a importância do trânsito seguro. Jogada em uma lona com 4 metros, a Trilha insere no cotidiano das crianças informações sobre a forma correta e segura de se comportar no trânsito. No último final de semana cerca de 150 crianças foram atendidas.

Mário Valente, coordenador de Educação do Detran, ressalta a importância das ações direcionadas ao público infantil. As crianças, reitera o coordenador, ajudam os pais e demais familiares a dirigir com segurança, cumprindo as leis de trânsito, e assim contribuindo para reduzir as estatísticas de acidentes.

Agentes e técnicos de Educação do Detran estão trabalhando no Distrito de Mosqueiro (em Belém), e nos municípios de Salinópolis, Marapanim, Salvaterra, Bragança e Abaetetuba. Em tendas armadas nas praias ou em praças públicas, as equipes abordam o público, orientando sobre normas de segurança nas estradas e oferecendo jogos e vídeos educativos para crianças e adolescentes, além de outras atividades de lazer, como pinturas e desenhos. A programação será encerrada no próximo domingo (31).

O técnico João Veiga, que coordena a programação, informa que as ações educativas são bem recebidas pelos pais e, principalmente, pelas crianças. “O jogo é importante para desenvolver as habilidades das crianças ao oportunizar perguntas fechadas sobre as placas de sinalização, que estimulam o raciocínio lógico. 

Ele também proporciona, através das perguntas abertas, a reflexão sobre situações já vivenciadas no trânsito, que levam as crianças a refletir sobre seu papel e do pai ou da mãe no trânsito”, ressalta.

Caravana - Em Salinópolis, o Detran mantém o ônibus “Caravana da Educação” estacionado na orla do Maçarico desde o início de julho, oferecendo todos os dias o jogo Trilha e outras atividades educativas, das 18 às 22 h.
A programação é realizada em Salvaterra na Praça Matriz, na sede municipal, no período 

noturno; Marapanim, na orla da Praia de Marudá, durante a manhã, e Bragança, na Praça do Coreto, no período noturno. Em Mosqueiro, pela manhã há programação na orla da Praia do Chapéu Virado, e à noite na Praça Matriz.

No Pará, até junho deste ano foram registrados 117 acidentes de trânsito envolvendo crianças, com 111 feridos e seis mortes.
Por Aldirene Gama - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário