sábado, 16 de julho de 2016

Praias paraenses estão liberadas para o banho, diz Lacen

Águas da ilha de Cotijuba são as mais saudáveis. Laboratório Central do Estado analisou águas de 28 praias do Pará.
 As praias de Caripu, Vila do Conde e Itupanema, em Barcarena, e de Beja, em Abaetetuba, estão liberadas para banho. As praias da ilha de Cotijuba foram consideradas as mais saudáveis pela análise de balneabilidade feita pelo Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) foi divulgada ontem sexta-feira (15).

 O Lacen analisou amostras das águas de 28 praias da região metropolitana de Belém, região do Salgado e Baixo Tocantins. Só as praias da Baía do Sol, em Mosqueiro, a praia do Amor, em Outeiro, e a praia do Cruzeiro, em Icoaraci, foram consideradas impróprias para banho.
As praias do Farol Velho, Atalaia e Corvina, em Salinas, foram consideradas excelentes. A praia do Crispim, em Marapanim, também se destaca, assim como a praia de Ajuruteua, em Bragança.
Em Mosqueiro, as praias do Farol, Marahu, Ariramba, São Francisco, Murubira, Areião, Chapéu Virado, Paraíso e Praia Grande apresentam boas condições para banho. A Praia Grande e Praia da Brasília, em Outeiro, foram apontadas como satisfatórias.

Baixo Tocantins
Havia preocupação com as regiões de Barcarena e Abaetetuba por conta do naufrágio do navio Haidar no porto de Vila do Conde, ocorrido em outubro de 2015. A embarcação afundou com cinco mil bois vivos e grande quantidade de óleo. A análise do Lacen descartou contaminação por óleo ou decomposição de animais nas praias da região.

O diretor do Lacen, Sebastião Licínio Lira, disse que as substâncias encontradas nas praias não apresentam riscos à saúde dos banistas e fazem parte do ecossitema local. 'Encontramos a presença de substâncias como ferro, nitrato e amônia em níveis toleráveis, resultado da própria característica do local', disse. 
'O ferro, por exemplo, está presente em quase todas as nossas praias de rio, pois faz parte da própria composição do solo. Já a amônia e o nitrato são resultado de decomposição de matéria orgânica como folhas, madeira, peixes, resíduos da praia, comuns em área de pesca e matas', observou.

Baixo Amazonas

Praias
Praia do Cajueiro
A praia do Cajueiro fica a dez minutos do centro da vila. Com estrutura para receber os turistas, no local podem ser encontrados os famosos bolinhos de piracuí e o tucunaré na chapa.

 
Praia de Ponta das Pedras
A praia de Ponta de Pedras fica cerca de 23 km da vila. Para chegar até lá basta seguir pelas Rodovias Fernando Guilhon e Everaldo Martins, que são pavimentadas. O acesso também pode ser feito pelo rio Tapajós. De formações rochosas, possui estrutura com barracas para a venda de comidas e bebidas.


Ilha do Amor
A praia Ilha do Amor é o cartão-postal da cidade, fica em frente à vila de Alter do Chão. Os visitantes fazem a travessia em barquinhos a remo. Em apenas cinco minutos os turistas podem desfrutar da beleza do lugar. Somente em novembro, quando as águas baixam é que é possível chegar até lá andando. Todas as praias da região Oeste estão liberadas para banhistas, segundo o Lacen.


Nenhum comentário:

Postar um comentário