sexta-feira, 1 de julho de 2016

ZONA DE PROCESSAMENTO DE EXPORTAÇÃO DE MARABÁ - ZPE

Ontem quinta-feira  (30), atendendo solicitação do Governador Simão Jatene e com orientações do Secretário Adnan Demachki, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará - Sr. Olavo das Neves esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC e Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação - CZPE, Brasília, para iniciar trabalhos que buscam a consolidação da ZPE de Marabá.

Na oportunidade, estiveram presentes, além do presidente da CODEC, a Secretaria Executiva da CZPE - Sra. Thaíse Dutra, Coordenador Geral - Sr. Leonardo Santana, Coordenador de Análise de Projetos - Sr. Delphino Souza Junior, Analista de Comércio Exterior - Sr. Leonardo Ganem e o Vice Presidente da Federação de Associações Comerciais do Pará - FACIAPA - Sr. Jadiel Menezes.

De forma simplificada, as Zonas de Processamento de Exportação - ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas neles localizadas operam com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados - com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo.

As ZPEs (e mecanismos similares) são o instrumento mais utilizado no mundo para promover, simultaneamente, os seguintes objetivos:
• Atrair investimentos estrangeiros voltados para as exportações;
• Colocar as empresas nacionais em igualdade de condições com seus concorrentes localizados em outros países, que dispõem de mecanismos semelhantes;
• Criar empregos;
• Aumentar o valor agregado das exportações e fortalecer o balanço de pagamentos;
• Difundir novas tecnologias e práticas mais modernas de gestão;
• Corrigir desequilíbrios regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário