quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Oferta do teste do pezinho será ampliado na Rede de Atenção Básica Municipal


Com o intuito de descentralizar a oferta dos serviços em saúde à população, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) realiza nesta quinta-feira (11/08), a partir das 8h, no Centro de Referência em Saúde da Criança, a capacitação sobre o “Teste do Pezinho”, voltada aos enfermeiros da UBS Santo André, UBS Interventoria, UBS Maracanã e UBS Nova República, novas Unidades onde será implantado este exame. Segundo a enfermeira Carmélia Almeida, o teste é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar 30 doenças, desde problemas genéticos e metabólicos até doenças infecciosas como a toxoplasmose como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).
“É importante fazer o teste do pezinho em todos os bebês recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde”.

O teste do pezinho básico é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Santarém, o serviço já é disponibilizado em nove unidades e todas as UBS's do Município passarão a  ofertar o serviço, após a capacitação das equipes de saúde que atuam na atenção básica.

Mais informações:
- Enfer. Carmélia Almeida – coordenação da Divisão Técnica/SEMSA – (93) 99197 6790
CCOM/PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário