terça-feira, 30 de agosto de 2016

Projeto de leitura para pacientes e acompanhantes entra em funcionamento no HRBA

O lançamento oficial do projeto “Ensino, Cultura e Saúde” será nesta quarta-feira, 31/8, às 9h, no auditório do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O projeto consiste em fornecer livros para os pacientes e acompanhantes durante o tempo em que permanecerem na unidade de saúde. Dois carrinhos carregados com volumes de variados tipos percorrem as unidades de internação para que os interessados escolham as obras que desejam ler. É uma forma de deixar o ambiente hospitalar mais receptivo e fazer com que o paciente possa ter atividades que são do seu cotidiano.
A primeira parte do projeto começou em novembro de 2015, com o lançamento da campanha para arrecadação dos livros que serão utilizados pelos usuários e acompanhantes, durante o 8º Salão do Livro da Região do Baixo Amazonas. Até o momento, mais de 1.400 volumes foram doados. O hospital continua recebendo doações. Todos os tipos de obras são aceitos, exceto livros didáticos.

A segunda fase aconteceu em maio deste ano. O projeto iniciou em caráter experimental para que os ajustes de logística e controle de infecção pudessem ser efetuados. Estagiários de Pedagogia e Enfermagem participam do desenvolvimento, percorrendo as clínicas Cirúrgica, Médica, Oncológica e Pediátrica registrando os empréstimos e, depois, passando para recolher os livros. O “Ensino, Cultura e Saúde” funciona como uma biblioteca itinerante.

Todos os pacientes são atendidos, até mesmo os que não sabem ler. Nesses casos, os estudantes realizam a leitura da obra escolhida. A equipe também realiza a higienização de todos os livros utilizados. Além disso, são disponibilizas luvas e máscaras para que os usuários possam manusear as publicações.

Serviço: lançamento do projeto “Ensino, Cultura e Saúde”
Data: quarta-feira, 30/8
Horário: 9h
Local: auditório do HRBA

Sugestão de entrevistados:
- Diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi
- Coordenadora de Ensino e Pesquisa e do projeto, Claudiléia Galvão
- Presidente do Comitê de Humanização, Karina Cunha
- Pacientes, acompanhantes e estagiários

Assessoria de Comunicação: Assessor de Comunicação do HRBA, Joab Ferreira - (93) 98112-6465 / Coordenadora de Comunicação, Ana Maria Negreiros - (91) 98886-0079

Nenhum comentário:

Postar um comentário