terça-feira, 2 de agosto de 2016

Simão Jatene participa de painel sobre desenvolvimento econômico na EGPA

Como parte do workshop do Programa de Formação em Socio-economia para Gestores Públicos do Pará, o governador Simão Jatene participou de painel que discutiu as novas perspectivas de desenvolvimento paraense, nesta terça-feira (2), na Escola de Governança Pública do Estado (EGPA). Os titulares das secretarias de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene; de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luiz Fernandes Rocha, e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki, discutiram sobre a temática socioeconômica com cerca de 50 servidores de diversas instituições estaduais. O oficial sênior do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), Alain Grimard, foi um dos convidados do painel.

A programação teve ainda as palestras “Os indicadores das regiões impactadas por grandes empreendimentos”, apresentada pelo diretor-presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa; “O licenciamento ambiental no Pará”, ministrada pelo titular da Semas, Luiz Fernandes Rocha, e “Situação, tendências, desafios e boas práticas dos licenciamentos ambientais e da avaliação ambiental estratégica no Brasil”, que teve à frente o chefe da Assessoria Especial em Gestão Socioambiental, do Ministério de Minas e Energia, Thomaz Toledo.

Simão Jatene defendeu que é necessário ouvir experiências globais para que o Pará possa, enquanto Amazônia, enfrentar dois grandes inimigos: pobreza e desigualdade. “Precisamos reduzir pobreza e desigualdade contribuindo para que a Amazônia possa exercer um duplo papel, que julgo essencial. 

Um deles é ser grande prestador de serviços ambientais, em escala planetária. O outro é proporcionar vida digna à população. Para que isso ocorra, é fundamental que discutamos e conheçamos o cenário socioeconômico que se apresenta diante de nós”, defendeu.

O programa de capacitação é promovido pela EGPA e pelo Instituto Dialog, organização sem fins lucrativos que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento sustentável de territórios com foco nos aspectos socioeconômicos e inclusão dos grupos mais vulneráveis. Os próximos encontros do workshop ocorrem até setembro deste ano.
Por Nil Muniz - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário