quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Aplicativo Governo Digital garante ao cidadão acesso a serviços do Estado

Imagine a praticidade de consultar um serviço público pelo smartphone ou tablet. Aproximar o cidadão de seus direitos por meio de um aplicativo para dispositivos móveis é o objetivo do Governo Digital Mobile, sistema desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa), que permite ao usuário gerar e fiscalizar demandas de órgãos como a Diretoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Corpo de Bombeiros, entre outros.

‘’Com o aumento do uso de dispositivos móveis, essa forma de comunicação torna a relação entre população e gestão pública mais prática, transparente e barata. O aplicativo funciona como uma central de serviços. Qualquer cidadão pode usar gratuitamente’’, explica o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Lourenço Monteiro. Desde quando foi lançado, em dezembro de 2014, o aplicativo – disponível nas plataformas Android e iOS – já teve cerca de 2,3 mil downloads. Para acessar, basta se cadastrar com o preenchimento de um formulário básico.

Em 2015, o Governo Digital Mobile foi eleito pelo prêmio E-Gov um dos 20 melhores cases do Brasil na categoria E-Serviços Públicos. Lourenço Monteiro conta que a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Bahia (Prodeb) estudou o aplicativo com o apoio da equipe de desenvolvimento da Prodepa para implementar o sistema no Estado nordestino.

O Governo Digital Mobile é semelhante a aplicativos como o Colab e o norte-americano Citizen Insight, que têm as mesmas funções. O primeiro é brasileiro e foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela AppMyCity, em 2013. O segundo é o oficial da Prefeitura de Boston, Massachussets. ‘’A diferença consiste no compromisso de quem se envolve. 

Em um aplicativo oficial, como o Governo Digital Mobile, a notificação da demanda sempre será registrada, analisada e operacionalizada por uma equipe diretamente ligada ao órgão solicitado, porém, em um não oficial, não. Isto aumenta a credibilidade entre o emissor e receptor da demanda’’, explica o diretor de Desenvolvimento da Prodepa.

Cosanpa na palma da mão
A Cosanpa é um dos órgãos que podem ser acessados pelo Governo Digital Mobile. O cidadão pode, por exemplo, informar sobre vazamentos. ‘’A Cosanpa está no aplicativo desde 2014. Até hoje foram registradas 460 demandas, a maioria de serviços que não estão inclusos ainda, como religamento. Apesar disso, atendemos. Até hoje já solucionamos 437 casos, e 17 estão em análise. 

Outras cinco demandas não foram localizadas por imprecisão no endereço, e uma por ser um caso de alta complexidade. Quando um caso é solucionado, a pessoa que gerou a demanda é notificada sobre o fim do problema’’, detalha o gerente da Unidade Executiva de Produtos e Serviços da Cosanpa, Edson Cardoso.

Usuária do Governo Digital Mobile há três meses, a funcionária pública Amanda Carmona conta que fez o download do aplicativo por conta de um vazamento de água na rua em que mora, no bairro de Nazaré. ‘’Notifiquei a Cosanpa e o problema foi resolvido em 48 horas. Eu não esperava que fosse surtir efeito, mas me enganei. Superou minhas expectativas’’, avalia ela, que recomenda a ferramenta aos familiares e amigos. ‘’Nunca sabemos quando podemos precisar, então é bom ter uma opção de solução na palma da mão’’.

Serviços disponíveis:
Procon – Denúncias;
Cosanpa – Notificação de vazamento;
Ponto Cidadão – Problema na emissão de boletim de ocorrência, boletim de mal atendimento, assalto a ônibus, assalto em posto de saúde e notificação sobre violência em ambiente escolar;
Semas – Notificação sobre desmatamentos;
Corpo de Bombeiros – Notificação sobre incêndios;
Prodepa – Notificação sobre hotzone sem sinal de internet.
Por Sérgio Moraes - Agência Pará

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