sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Crianças de Santarém participam de projeto com célula-tronco

Cinco famílias de baixa renda do município de Santarém, oeste do Pará, serão beneficiadas gratuitamente  com uma  nova tecnologia que preserva as células do dente de leite para futuros tratamentos.  A  ação de criopreservação é pioneira na região norte e  faz parte das ações da décima edição da Operação Sorriso que acontece entre os dias 5 e 10 de setembro. A escolha será feita de acordo com o momento clínico dos pacientes, ou seja, aquelas que estiverem mais aptas.

A técnica consiste em “nascer osso” na boca de crianças que possuem a fissura no palato (ou céu da boca). Segundo os organizadores da Operação Sorriso, as crianças ainda serão escolhidas durante as triagens dos pacientes que devem acontecer na segunda-feira, (5). A nova tecnologia é realizada em parceria com o Centro de Tecnologia Celular R-Crio, especializado em armazenar as células-tronco da polpa do dente de leite, que é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco.

As células-tronco possuem a capacidade de se multiplicar e se diferenciar em diversos tipos de células.  A versatilidade dessas células permite que elas sejam objeto de estudo tanto para o tratamento de doenças regenerativas, quanto do neurodesenvolvimento.

Tecnologia  de  criopreservação
A criogenia é um ramo da físico-química que estuda tecnologias para a produção de temperaturas muito baixas principalmente até à temperatura de ebulição do nitrogênio líquido  à temperatura de ebulição do nitrogênio líquido (196º), utilizado no armazenamento das células-tronco retiradas da polpa dentária, para serem utilizadas em tratamentos futuros.

Após a extração, os dentinhos serão encaminhados para o laboratório da R-Crio, em Campinas, São Paulo (SP), onde serão processados e as células-tronco extraídas da polpa dos dentes. Com potencial de auxiliar na regeneração de diversos tecidos humanos, como pele, osso, músculo, cartilagem, entre outros, a projeção é que essas crianças possam se beneficiar de uma nova técnica, assim que aprovada, que utiliza as células-tronco para corrigir a fenda palatina.

Sobre a Operação Sorriso
A Operação Sorriso é a maior ONG internacional dedicada a reunir médicos voluntários para operar gratuitamente o sorriso de crianças portadoras de lábio leporino e fenda palatina. A instituição trabalha em parceria com governos, hospitais, empresas e pessoas para possibilitar um tratamento integral e multidisciplinar ao paciente, além de investir em capacitação e desenvolvimento dos profissionais locais e incentivar a criação de centros de atendimento. No mundo, a Operação Sorriso já transformou mais de 220 mil vidas.

Como participar
As cirurgias serão realizadas entre os dias 6 e 9 de setembro, no Hospital e Maternidade Sagrada Família (Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara). No dia 14 de setembro, todos os pacientes operados retornam para uma avaliação pós-operatória. (G1 Santarém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário