sexta-feira, 9 de setembro de 2016

HRBA marca presença no Salão do Livro com estande e participação em mesas-redondas

Até o próximo domingo, 11/9, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai estar com um estande no Salão do Livro, realizado no Parque da Cidade, expondo dois projetos de humanização desenvolvidos na unidade: “Ensino, Cultura e Saúde” e “ABC Brincando”. É uma oportunidade para a população conhecer mais de perto essas ações que tem ajudado na recuperação de pacientes. No espaço, as pessoas também podem doar livros e brinquedos para serem utilizados nos projetos.
A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudiléia Galvão, participou de uma mesa redonda, durante o Salão do Livro, para falar sobre as atividades desenvolvidas pelo hospital voltadas para a educação. “Os projetos servem, também, como tratamento terapêutico para nossos pacientes, uma vez que proporcionam momentos de visitar outros lugares por meio da leitura, tirando o foco da doença”, explica Claudiléia.

A coordenadora de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Marinete Lima, também participou da discussão, já que as ações são realizadas em conjunto com o Instituto e proporcionam crescimento aos acadêmicos. A mediadora do evento foi a jornalista Úrsula Vidal. “Nós acreditamos que esses projetos agregam conhecimento a todos os acadêmicos com intuito de fazer valer a humanização no hospital. O projeto é valioso e as experiências serão excelentes”, conta Marinete.

Ensino, Cultura e Saúde
Pacientes e acompanhantes têm acesso a uma biblioteca itinerante com mais de 1.400 obras literárias. É uma forma de proporcionar momentos de descontração e enriquecimento cultural durante o tempo em que permanecerem no HRBA. O projeto foi implantado no final de agosto deste ano. Os livros são arrecadados por meio de doações.

ABC Brincando no HRBA
Com objetivo de assegurar a assistência educacional para as crianças em tratamento, o Hospital Regional implantou este projeto em janeiro de 2014, em parceria com o curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). O “ABC Brincando no HRBA” é realizado diariamente e atende em média até seis crianças por dia. São desenvolvidas atividades de leitura e contação de histórias, pinturas e jogos educativos.

Experiências compartilhadas
O neurocirurgião Erik Jennings, médico e ex-diretor Técnico do HRBA, também teve participação no Salão do Livro. Ele participou, dia 5/9, do painel “Experiências compartilhadas (Medicina e trocas humanas em comunidades tradicionais da Amazônia)”, contando as experiências vividas em comunidade indígena isolada. Jennings atua entre o povo Zo’é desde 2003, levando assistência sem tentar causar conflitos étnico-culturais.

Hospital
Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRBA é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. O HRBA é referência para mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do Oeste do Pará. (Joab Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário