terça-feira, 13 de setembro de 2016

Jatene reúne com governadores e cumpre agenda em Brasília

Governadores de 15 Estados se reuniram na noite de ontem segunda-feira (12), no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal. A princípio, o encontro serviria para aprovar uma pauta de discussões com a nova presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Carmen Lúcia, que será nesta terça-feira (13), mas o projeto de rolagem das dívidas dos Estados com a União acabou dominando a conversa.

Os governadores tentaram unificar um tema para ser debatido nesta terça-feira com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Os debates, porém, devem ser pontuados mesmo apreciando demandas individuais dos Estados ou ao menos semelhantes de dois ou três unidades da Federação. Para o governador Simão Jatene, os recursos que a União diz ter devem ser disponibilizados, se não totalmente, ao menos pela metade, mas a liberação para tomada de empréstimos visando futuros investimentos é mesmo a decisão que mais interessa ao Pará.

Após a reunião com governadores, Jatene esteve no Ministério da Fazenda. Acompanhado do senador Flexa Ribeiro e do procurador geral do Estado, Ophir Cavalcante Júnior, o governador esteve reunido com o secretário-executivo Eduardo Guardia e a secretária do Tesouro Nacional, Ana Paula Vescovi. No encontro, o chefe do Executivo Estadual voltou a reiterar que o Estado tem capacidade de endividamento e que, por isso, pode contrair novos empréstimos, fundamentais para o reforço nos investimentos e em obras que estão sendo executadas com recursos próprios do Tesouro paraense.

Para a secretária Ana Paula Vescovi, o Pará de fato tem uma situação fiscal melhor que a observada em outros Estados, e as equipes técnicas do ministério e da Secretaria de Fazenda (Sefa) deverão fazer encontros para verificar o que pode ser executado ainda este ano. Na terça-feira, o governador Simão Jatene integra comitiva de governadores que terão audiência com a nova presidente do STF, Carmen Lúcia, que tomou posse nesta segunda-feira (12).
Por Pascoal Gemaque - Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário