quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Semma desenvolverá ações diversificadas durante o Çairé 2016


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) articulou ações para trabalhar a educação ambiental na Vila de Alter do Chão, nos cinco dias da festa do Çairé 2016, visando contribuir para a melhoria do evento e combater irregularidades que aumentam consideravelmente devido o calendário cultural no local. As ações começaram com a divulgação do relatório da balneabilidade das águas, cuja coleta foi realizada pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), para atestar a qualidade da água para banho e assim dar mais segurança aos usuários que frequentam a praia. Sinalização na APA Alter do chão com 16 placas, com informações da balneabilidade, proibição quanto a trafegabilidade de veículos nas praias e restrições quanto à poluição sonora.
 Também foi realizado no último fim de semana o plantio de 40 mudas para reposição da supressão de duas árvores, cujos troncos serviram para a confecção dos mastros do ritual religioso.

O eco barco será deslocado até a Vila de Alter do Chão para auxiliar na coleta de lixo das embarcações que estarão aportadas. Haverá, também, fiscalizações de forma integrada com a Polícia Militar, para combater o tráfego de veículos nas praias e a poluição sonora na vila, de forma a conscientizar a sociedade e assim trabalhar no processo repressivo desse tipo de irregularidade que cresce na época do evento.

Durante todo o período do Çairé, o eco barco fará a coleta de lixo das embarcações, além de prestar auxílio na limpeza das praias. O canal de chamada é o 16 para que o eco barco se desloque até a embarcação que vai solicitar esse tipo de serviço.

A fiscalização de embarcações no Lago Verde também consta das ações, obedecendo ao que estabelece o Decreto Municipal.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente contará com a parceria das Secretarias de Infraestrutura e Mobilidade e Trânsito, no que couber, para a efetivação das ações. 
CCOM/PMS/SEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário