quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Empresas realizam campanhas de prevenção para funcionárias

Ações fazem parte do Outubro Rosa e trazem palestras, mutirão de exames, caminhadas e blitz.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Na região Norte, o câncer de colo do útero é o mais incidente, com 23,97 casos a cada 100 mil mulheres. E não são apenas as neoplasias que preocupam. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) 1/3 das mulheres morre de doenças cardiovasculares no mundo. Diante de todos esses índices alarmantes, este mês, as empresas paraenses realizam programação especial do Outubro Rosa, com palestras, exames e caminhada, com objetivo de despertar a prevenção entre as mulheres. 
 Em Juruti, no oeste do Pará, a Alcoa realiza vasta programação para as funcionárias e mulheres da comunidade. Além de palestras sobre os cuidados com a saúde, a empresa está fazendo blitz do Outubro Rosa, com a distribuições de informativos, e mutirão de exames de PCCU e mamografia no Hospital 9 de Abril na Providência de Deus. “A expectativa é abranger o máximo de mulheres possíveis, mostrando a importância da prevenção através do autoexame e exames específicos, assim como a promoção da saúde e o tratamento precoce”, afirma Vanessa Nunes, enfermeira do Serviço Médico da Alcoa Juruti.

A analista administrativa da Alcoa Juruti, Edilelma Sampaio Pimentel, diz que sempre teve o hábito de cuidar da alimentação, consumindo frutas e verduras, e de praticar atividade física. Todos os dias da semana faz academia e também não descuida das visitas periódicas ao médico. “A forma como nos cuidamos hoje vai refletir lá na frente quando estivermos em idade mais avançada. Se tivermos desde cedo alimentação saudável e fizermos atividade física, vamos evitar muitas doenças no futuro, além de ter uma melhor qualidade de vida”, acredita.

No polo industrial de Barcarena, no nordeste paraense, as empresas também estão no ritmo do Outubro Rosa. A Alubar Metais e Cabos, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), realizou palestra sobre prevenção de câncer de mama e como fazer corretamente o exame de toque. Rafaelle Vilar, assistente administrativa da Alubar, diz que faz exames de rotina a cada seis meses. “E depois que a minha filha Gabrielle apresentou um pequeno nódulo aos 14 anos, não descuido de jeito nenhum. 

Mas isso serve de alerta para todos saberem que a vida é só uma e temos que nos cuidar e ensinar nossos filhos. Graças a Deus foi benigno. Além de fazer a minha parte, indo ao médico com frequência e fazendo aula de dança para não cair no sedentarismo, fico feliz por trabalhar em uma empresa que traz constantemente informações e campanhas sobre saúde da mulher e do homem”, afirma a colaboradora.

Na Imerys, mineradora que beneficia caulim em Barcarena, as colaboradoras participam de uma palestra especial com Aldenora Oliveira, uma das organizadoras da caminhada do Outubro Rosa em Barcarena e que já teve câncer de mama. “Queríamos trazer alguém que já passou por essa situação e hoje vive bem, porque detectou a tempo”, explica Cibele Guedes, médica do Trabalho da Imerys.

As mulheres das comunidades que ficam no entorno das operações da empresa em Barcarena também participarão de ações alusivas ao Outubro Rosa. Além de palestras de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama e câncer do colo do útero na Casa Imerys, maior projeto social da empresa, cerca de 50 mulheres receberão atendimento e realizarão exames preventivos com a ginecologista Tatiane Bezerra.
Fabiana Gomes
Analista de Comunicação | Temple Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário